
Iniciativa faz parte de uma parceria entre Ministério da Saúde e Universidade Federal de Pernambuco, celebrada desde 2012
Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Gestão e Economia da Saúde (PPGGES), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nas modalidades de Mestrado e Doutorado Profissionais. A documentação necessária está disponível no edital publicado no site e o prazo segue até o dia 23 de maio de 2025.
Criado em 2012, o programa é fruto de uma parceria entre o Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Desid) do Ministério da Saúde (MS) e a UFPE, e foi idealizado a partir da necessidade de capacitar gestores do SUS nas áreas da gestão e da economia da saúde. “É muito importante a parceria entre universidade e administração pública, porque faz com que a excelência acadêmica e as políticas públicas estejam conectadas, de forma que o cidadão seja beneficiado no tempo necessário e com qualidade”, afirma Gustavo Laine, coordenador-geral de Estudos Estratégicos em Desenvolvimento em Saúde do Desid.
A concepção do Curso surgiu a partir da criação do Grupo Integrado de Estudos e Pesquisa em Economia da Saúde – GIEPES, reconhecido pela instituição e cadastrado no Grupo de Pesquisa do Brasil, no CNPq, sob liderança das professoras Tatiane Menezes e Maira Galdino. A escolha pela região Nordeste veio da carência de gestores nessa região. “No ano de 2018, inauguramos a primeira turma de Doutorado Profissional, e o nosso objetivo ampliou-se: passou a ser não só capacitar gestores, como também, formar analistas em economia da saúde”, afirma a coordenadora Tatiane Menezes.
As oportunidades são voltadas para servidores públicos (vinculados ao Ministério da Saúde), aos Hospitais Universitários (vinculados ao Ministério da Educação), às Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde, aos profissionais que atuam em projetos vinculados ao Ministério da Saúde ou às Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde, e aos profissionais que atuam nos Núcleos de Economia da Saúde (NES) ou estruturas equivalentes – desde que não estejam afastados de suas funções.
A divulgação dos resultados, após análises de recursos, está prevista para o dia 30 de maio, até às 20h, no mesmo site do programa.
Desid/Sectics
Ministério da Saúde