Gestores e profissionais do SUS participam de curso na área da Economia da Saúde

Saúde promove, até dezembro, qualificação com objetivo de apoiar corpo técnico na melhor gestão dos recursos públicos na área

Teve início, na última sexta (2), o Curso de Extensão em Economia da Saúde promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). A estratégia governamental visa demonstrar o potencial dos conceitos e ferramentas de Economia da Saúde como suporte à tomada de decisão dos profissionais que atuam na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)

As aulas acontecerão semanalmente, até dezembro, na modalidade à distância, também contando com algumas atividades presenciais em Brasília – todas disponibilizadas em ambiente online oficial. As oficinas presenciais prometem ser um importante complemento, já que permitirão trocas de experiências ricas em diversidades regionais e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Entre o público selecionado, estão representantes do corpo técnico do ministério, gestores estaduais e municipais de Saúde. Durante a aula inaugural, os alunos foram recebidos pela diretora do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Desid), Erika Aragão, que falou sobre a importância da economia da saúde para a sustentabilidade do SUS. Os aspectos históricos da pauta, incluindo o processo de reestruturação do Desid, ocorrida em 2023, foram contextualizados durante a atividade.

A diretora também abordou os enfrentamentos e as oportunidades da área no cenário brasileiro e destacou a política do complexo econômico-industrial e a atual busca por autonomia, soberania e garantia de compra do estado, que são alguns dos desafios do SUS. “A economia da saúde ajuda a entender quem são os atores envolvidos no sistema, como eles se comportam, como se precificam os medicamentos e demais aspectos de relevância para a sociedade”, afirma.

Ainda segundo a diretora, após o curso, os alunos se sentirão mais capazes de identificar e implementar iniciativas que promovam a saúde como um motor para o desenvolvimento econômico e social.

Qualificação 

O coordenador do curso de extensão, o pesquisador e professor adjunto do ISC-UFBA, Marcio Natividade, destacou a importância desta qualificação para os profissionais do SUS: “A oferta de um curso na área é relevante para capacitar os gestores quanto à importância das análises econômicas, assim como para subsidiar decisões e promover a compreensão da influência do contexto econômico no setor saúde – o que pode resultar na melhoria da assistência e da qualidade dos serviços, impactando na sustentabilidade do sistema”, observou.

A oferta é de iniciativa do Desid, lotado na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics). Organizado em quatro módulos, o curso abordará temas relativos aos fundamentos da Economia da Saúde, às estratégias e técnicas de gerenciamento de dados, ao financiamento do setor e à avaliação de impactos na área.

Priscilla Leonel e Raquel Monteath
Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *