Governo apresenta estratégia para os Núcleos de Economia da Saúde no 37º Congresso do Cosems SP

O Ministério da Saúde (MS) esteve presente durante o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado entre os dias 17 e 19 de abril, em Santos. Na ocasião, representante do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Desid/Sectics/MS) foi convidada a participar de mesa-redonda sobre a formação de Núcleos de Economia da Saúde (NES).

A coordenadora de Ações Estruturantes em Economia da Saúde do Desid, Jamyle Grigoletto, fez a divulgação da estratégia do Governo Federal para a estruturação dos NES pelo Brasil e destacou a importância do envolvimento dos gestores na criação dos núcleos e na execução das atividades ali propostas, que devem apoiar e qualificar a tomada de decisão da gestão econômica do SUS.

A fala da coordenadora também refletiu outras ações estratégicas do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Desid), tais como a retomada da Rede de Economia da Saúde (Rede Ecos) e a recente criação de coordenação que discutirá saúde e desenvolvimento, bem como Economia Política da Saúde.

A alocação regional do financiamento e a produção acadêmica na área, além de painel de consolidação dos gastos regionais, também foram apresentados durante a mesa pela pesquisadora do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (IS/SES/SP), Ligia Schiavon Duarte.

Como encaminhamento, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP) propôs a realização de oficinas nas macrorregionais de saúde do estado, com o objetivo de promover os núcleos e ferramentas de economia da saúde, como o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), o Banco de Preços em Saúde (BPS) e o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), que podem ser conhecidos aqui.

Congresso

Reconhecido como um importante evento da Saúde Pública, o momento teve como tema central as “Mudanças climáticas e impactos no SUS”. O congresso contou com a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 13º Prêmio David Capistrano, além das discussões sobre economia da saúde, e reuniu diretores, assessores, apoiadores do COSEMS/SP, membros do CONASEMS, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, acadêmicos e técnicos do SUS de todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *