28° Newsletter Economia da Saúde – Destacando algumas medidas de qualidade de vida

Veja o quanto podem ser complexas as decisões relacionadas à qualidade de vida

 Texto e edição: Marina Sousa IPTSP/UFG

 A Dra. Luciane Cruz, médica, doutora em Ciências da Saúde e docente do Curso de Especialização em Economia da Saúde da UFG, em parceria com o Ministério da Saúde, discute no vídeo a seguir sobre a importância das medidas de qualidade de vida. A especialista aborda conceitos fundamentais relacionados à tomada de decisões em saúde, destacando a relevância da teoria da utilidade.

Segundo a Dra. Luciane Cruz, a teoria da utilidade, originada da economia, busca compreender como os indivíduos racionais tomam decisões em situações de incerteza. Ela explicou que a teoria da utilidade esperada é uma expressão de referência que as pessoas utilizam ao fazer escolhas em suas vidas, baseando-se na preferência por determinados desfechos.

Ao exemplificar o processo de escolha, a Dra. Cruz comparou a decisão de escolher um destino de férias, como as Ilhas Seychelles ou Nova York. Ela ressaltou que, ao fazer escolhas, consideramos diversos atributos, como o clima, a distância, o custo e a presença de amigos no local.

Transpondo esse raciocínio para o contexto da saúde, a professora  abordou a complexidade das decisões relacionadas à qualidade de vida. Ela questionou se alguém que vivesse 20 anos em hemodiálise trocaria por oito anos de saúde perfeita, evidenciando a importância das preferências individuais na tomada de decisões de saúde.

A Dra. Luciane Cruz também destacou a medida de utilidade conhecida como Qualy (Quality-Adjusted Life Year ou anos de vida ajustados para qualidade (AVAQ)), que agrega quantidade e qualidade de vida em uma única medida. Essa medida, segundo a especialista, é essencial para análises econômicas na área da saúde. Ela explicou que o Qualy ajusta a sobrevida pela qualidade de vida, permitindo uma avaliação mais abrangente das tecnologias de saúde disponíveis.

A doutora enfatizou que as medidas de utilidade e o uso do Qualy são ferramentas que possibilitam a criação de tabelas que auxiliam gestores na tomada de decisões sobre quais tecnologias são mais adequadas e eficientes para seus sistemas de saúde.

Para que você saiba mais um pouco sobre o assunto, disponibilizamos AQUI um vídeo que aprofunda esses conceitos, oferecendo uma visão mais detalhada sobre as medidas de qualidade de vida e seu impacto nas decisões de saúde.

* A Newsletter Economia da Saúde está em sua 28° Edição e é uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) com o Ministério da Saúde (MS) por meio do Curso de Especialização em Economia da Saúde da UFG.

 

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-xY8P07eUnA&t=25s

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.