27° Newsletter Economia da Saúde – Professora de Economia da Saúde, Miriam Zago, aborda sobre Análises Econômicas Aplicadas à Saúde em vídeo imperdível

Texto e edição: Marina Sousa IPTSP/UFG

 Na complexa interseção entre saúde e economia, a professora do curso de Especialização em Economia da Saúde da UFG e Ministério da Saúde, Miriam Allein Zago Marcolino, oferece observações valiosas em uma aula envolvente, abordando análises econômicas aplicadas à Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS. O vídeo da aula é uma oportunidade única para compreender os desafios e as nuances dessas análises, que demandam conhecimentos multidisciplinares, destacando-se a epidemiologia, matemática e estatística.

Classificação das Análises Econômicas em Saúde

 Miriam Allein Zago Marcolino destaca que as análises econômicas em saúde podem ser classificadas de maneira geral em avaliações econômicas parciais ou completas parciais ou completas, dependendo de sua relação com os desfechos avaliados.

Entre os tipos de análises econômicas completas, Miriam explora a análise de custo- minimização, análise de custo-efetividade, análise de custo-utilidade e análise de custo-benefício. Aprofundando-se na avaliação de custo-efetividade, destaca-se a medição do benefício clínico em unidades naturais, como anos de vida salvos ou número de eventos evitados.

Razão de Custo-Efetividade Incremental e Suas Aplicações

Um dos pontos centrais da aula é a explanação sobre a razão de custo-efetividade incremental, uma medida crucial nos estudos de custo-efetividade. Miriam Zago exemplifica seu cálculo, demonstrando como essa razão oferece insights sobre quanto custa para obter benefícios adicionais com uma nova alternativa.

As análises econômicas também podem ser interpretadas graficamente, apresentando opções no plano cartesiano que relaciona a diferença de custo com o ganho na saúde. Tecnologias mais efetivas com custo menor são consideradas ideais, enquanto aquelas com menor efetividade e custo maior são classificadas como dominadas.

 Importância da Avaliação Econômica em Cenários de Incerteza

A professora ressalta a necessidade da avaliação econômica em cenários de incerteza, onde a eficiência de uma tecnologia em saúde é posta à prova. As análises econômicas se tornam cruciais quando há benefício em efetividade a um custo maior ou uma redução de efetividade com custo menor. Nas situações de certeza, a decisão é clara, mas nos quadrantes de incerteza, onde a relação entre efetividade e custo não é tão evidente, a análise econômica completa se torna essencial.

O convite está feito: mergulhe no surpreendente mundo das análises econômicas em saúde aplicadas à ATS com a professora Miriam Allein Zago Marcolino, que é fisioterapeuta mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e atualmente, bolsista CAPES de Doutorado em Epidemiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Assista ao vídeo completo da aula ,AQUI para assistir à aula.

 

* A Newsletter Economia da Saúde está em sua 27° Edição e é uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) com o Ministério da Saúde (MS) por meio do Curso de Especialização em Economia da Saúde da UFG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.