23ª Newsletter Economia da Saúde – O financiamento da assistência farmacêutica no Brasil

Confira o vídeo da pesquisadora do IPEA sobre o tema

Texto e edição: Marina Sousa IPTSP/UFG

A pesquisadora Fabíola Sulpino Vieira, Coordenadora de Estudos e Pesquisas em Saúde, da diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), traz insights cruciais sobre a economia da saúde e como funciona as políticas do setor farmacêutico em um vídeo informativo feito para o curso de Especialização em Economia da Saúde da UFG em parceria com o Ministério da Saúde (MS). No conteúdo, ela aborda temas como a política de farmácia popular e as divisões dos componentes da assistência farmacêutica.

A discussão sobre o uso racional de medicamentos é outro ponto chave, visando assegurar que os pacientes recebam tratamentos apropriados e custo-eficazes. As políticas também abordam a assistência farmacêutica, englobando um conjunto de atividades para apoiar a saúde da comunidade.

A política nacional de assistência farmacêutica estabeleceu diversas estratégias, incluindo a promoção da equidade e o acesso aos serviços de assistência. Um foco essencial é a qualificação dos serviços, descentralização das ações e o desenvolvimento e valorização dos profissionais do setor.

Em síntese, as palavras de Fabíola oferecem uma visão abrangente e crítica sobre a economia da saúde e as políticas farmacêuticas no Brasil, ressaltando a importância de considerar o financiamento e o acesso e uso adequado dos medicamentos para promover a saúde da população. E para você não perder nenhum detalhe, assista ao vídeo completo AQUI.

* A Newsletter Economia da Saúde está em sua 23° Edição e é uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) com o Ministério da Saúde (MS) por meio do Curso de Especialização em Economia da Saúde da UFG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.