Brasil discute parceria com Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em Paris

Representantes do Ministério da Saúde (MS) estiveram na capital francesa, entre os dias 2 e 6 de outubro, para reuniões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre Estatísticas de Saúde. O encontro teve foco no desenvolvimento de agenda bilateral comum para consolidar a institucionalização da metodologia do System of Health Accounts (SHA) no Brasil.

Trata-se de uma abordagem para a compilação dos gastos públicos e privados em saúde desenvolvida pela OCDE. A metodologia já foi inicialmente adaptada à realidade brasileira e resultou na produção de dados em duas publicações. “Fomos agora com a perspectiva de desenhar acordo de cooperação para traçar orientações mais detalhadas para o cálculo das contas. Queremos ampliar também a parte metodológica, não apenas os resultados”, explicou Erika Aragão, diretora do Departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde (Desid/MS), setor responsável por coordenar a produção das contas de saúde pela ótica internacional.

A pasta trabalha, atualmente, na retomada de comitê com parceiros interministeriais para ampliar a discussão da metodologia e seu processo de internalização, inclusive nas instituições parceiras, como Ipea e ANS. “A ideia é conhecer a produção do SUS pela lógica do gasto, ou seja, saber onde a gente investe o recurso no sistema’, destacou a diretora.

O coordenador-geral de Informações em Economia da Saúde do Desid/MS, Gabriel Squeff, também esteve na reunião: “Foi um momento oportuno para a troca de experiências com relação às estatísticas de saúde. Percebemos, inclusive, que diversos dos problemas que identificamos no Brasil também acontecem em países com nível de renda e desenvolvimento mais elevado. Os sistemas de informação e as dificuldades de interoperabilidade são desafios que perpassam todos nós”.

O que são as Contas Sha?

As SHA são documentos que apresentam dados sobre gastos e financiamento da saúde de um país, englobando os segmentos públicos e privados. Elas são de fundamental importância para o monitoramento, avaliação e proposição de políticas de saúde, bem como para comparabilidade entre países.

OCDE

A Organização é formada por países que se dedicam a promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. O Brasil está incluído na lista de convidados para o Comitê de Saúde e seus subgrupos.

A agenda possibilita o envolvimento aprimorado com outros países e organizações, reconhecendo a existência de diversas práticas inovadoras que podem ser uma fonte de aprendizagem e qualificação para os países-membro e convidados da OCDE e para a própria organização.

Por Priscilla Leonel

Fonte: Integra MS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.