18° Newsletter de Economia da Saúde – Seminários em Saúde

Texto: Marina Sousa IPTSP/UFG

 Vem aí o Seminário: Desafios da regionalização da política de saúde no Brasil

 Desvendando os Obstáculos e Alternativas na Regionalização da Política de Saúde no Brasil

 No dia 20 de outubro, das 8h30 às 16h, o auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) será o palco do Seminário sobre os “Desafios da Regionalização da Política de Saúde no Brasil: Obstáculos e Alternativas”. Este evento é uma colaboração entre o Observatório do SUS da ENSP/Fiocruz e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

A organização tem como objetivo abordar questões cruciais, como: quais são os principais fatores que influenciam a regionalização da saúde atualmente e o que tem dificultado seu progresso no Brasil? Além disso, serão analisadas as estratégias de regionalização em curso, suas possibilidades, sustentabilidade e limites. O encontro faz parte de uma série de seminários sobre os desafios estruturais para o SUS.

O seminário contará com a participação de renomados pesquisadores, políticos, membros do Ministério da Saúde e profissionais da área de diferentes regiões do país. Prometem-se discussões ricas nas mesas redondas sobre os “Desafios do Federalismo Brasileiro e os Fatores que Influenciam a Regionalização da Política de Saúde” e “Estratégias de Regionalização: Alcances e Limites”.

Para aqueles interessados que não puderem estar presentes fisicamente, a atividade será transmitida ao vivo pelo canal da ENSP no Youtube.

Confira a programação:

Minicurso sobre ATS é destaque no XX Seminário do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG

 Inscrições Abertas para um evento dedicado à Ciência e Tecnologia em Saúde

O XX Seminário do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da Universidade Federal de Goiás (UFG) está com inscrições abertas. Com a temática  Ciência e Tecnologia em Saúde, o evento foi meticulosamente pensado para abranger estudantes e profissionais das áreas de Saúde Pública, Patologia, Imunologia, Epidemiologia, Saúde Coletiva, Bacteriologia, Doenças Parasitárias, Biotecnologia e Fisioterapia. Não perca essa oportunidade de imersão científica! Reserve os dias 17, 20 e 21 de novembro para participar deste encontro enriquecedor, sediado no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) em Goiânia.

Como parte da programação, que contará com participantes nacionais e internacionais, haverá no dia 17 de novembro, o minicurso sobre Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS), com as renomadas pesquisadoras, Dra.Cristiana Toscano, Dra. Michelle Quarti e a Dra. Ana Laura Zara, ambas docentes do Curso de Especialização em Economia da Saúde da UFG em parceria com o Ministério da Saúde. O minicurso de três horas meia abordará sobre como a avaliação de tecnologias em Saúde é vista como ferramenta para tomadas de decisões em gestão em saúde tanto no nível público quanto no nível privado. Segundo a Dra. em Ciências Médicas, Michelle Quarti, o minicurso irá introduzir os conceitos básicos, condução e aplicação de uma avaliação de tecnologia em saúde.

O objetivo do seminário é abordar assuntos atuais, reconhecendo que a Ciência é o veículo que permite compreender o mundo que cerca a humanidade, desde as leis fundamentais que regem o universo até os processos biológicos que sustentam a vida. Confira  a programação completa Aqui . Participe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.