Nova área da Economia da Saúde/MS valida indicadores de desempenho para o SUS

Recém instituída, coordenação tem entre suas tarefas monitorar e avaliar o desempenho dos serviços a partir dos recursos aplicados no Sistema Único de Saúde (SUS) em atenção às necessidades de saúde dos usuários

A Coordenação de Monitoramento de Saúde Populacional (COMOP/CGDESP/DESID/SE) realizou oficina para validação das Fichas de Qualificação dos Indicadores Relativas ao Desempenho no Sistema Único de Saúde (SUS) com a finalidade de elaborar um documento técnico orientativo. A iniciativa integra as ações da área para qualificar o processo de monitoramento dos serviços assistenciais prestados à população.

A Comop compõe a Coordenação Geral de Desempenho de Saúde Populacional do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desempenho (Cgdesp/Desid/SE), recém instituída pelo Decreto nº 11.098, de 20 de junho de 2022, como parte da estrutura da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

Durante o encontro, foram validados indicadores relativos ao desempenho no SUS, por meio de fichas de qualificação. “Nosso objetivo, ao propor indicadores para avaliação do desempenho do SUS, é contribuir para o alcance de resultados mais positivos para a saúde da população”, destacou a coordenadora do Comop, Kátia Cristina Martins Guerra.

Participaram do processo de validação, áreas técnicas das secretarias de Atenção Primária à Saúde (Saps), Atenção Especializada (Saes), Vigilância em Saúde (SVS) e Executiva (SE).

Confira abaixo depoimentos de alguns participantes que contribuíram com o trabalho:

“Eu acho que tudo que orienta e ajuda o gestor, que chega na ponta para facilitar e produzir proximidade com o Ministério da Saúde é significativo para o trabalho no SUS. Por isso o trabalho de vocês é tão importante, pois proporciona essa interação”. 

Patrícia Honório –  CGHID/DAHU/SAES

Pela primeira vez um departamento consegue congregar várias áreas do Ministério da Saúde para trabalhar indicadores de desempenho para o SUS. Até então, os indicadores eram construídos de forma isolada, em cada área específica do MS. Hoje nós estamos trabalhando em um processo integrado, com uma metodologia muito bem apropriada pelo Departamento de Economia da Saúde, parabén a toda equipe envolvida”. 

Claudio Brasil – DRAC/SAES

A oportunidade de participar da oficina junto com a Comop foi muito gratificante, um rico momento de troca de experiência. A gente tem vivido esse processo de construção do pagamento por desempenho na Saps, por meio do Previne Brasil, e levaremos essa troca para o nosso progresso de trabalho por lá”.

 Fátima Pereira – COMAV/SAPS

“No Demas temos uma visão de gestão estratégica e nosso papel é criar diretrizes para formulação e qualificação de indicadores, portanto participar dessa oficina e entender o que está por trás da fórmula de cálculo dos indicadores é muito útil para nossa curva de aprendizado”.

Nínive Colonello – COIND/DEMAS/SE

“Eu considero essa iniciativa da COMOP extremamente relevante, ela traz a oportunidade de várias áreas contribuírem para os indicadores que avaliarão o desempenho do SUS, por sua vez eu considero que os indicadores trabalhados nessa oficina serão muito importantes para avaliação de ações em saúde que precisam ser revistas, seja para ajustes, seja para aprimoramento, seja para novas ações a serem implementadas”.

Valdelaine Araújo – CGDANT/DAENT/SVS

“Com a oficina pudemos olhar para a revisão de uma estrutura que vem sendo pensada há muitos anos, que são os indicadores, que podem mostrar a efetividade do uso dos recursos públicos no âmbito do SUS”. 

Roberta Costa – DAET/SAES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *