Jarbas Barbosa da Silva Jr., do Brasil, eleito diretor da OPAS

Washington, D.C., 28 de setembro de 2022 (OPAS/OMS) — Dr. Jarbas Barbosa da Silva Jr., do Brasil, será o novo diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), eleito hoje pelos Estados Membros da OPAS durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana.

O mandato de 5 anos de Jarbas Barbosa da Silva Jr. terá início em 1º de fevereiro de 2023. Ele sucederá a Dra. Carissa F. Etienne, da Dominica, que preside a OPAS desde 2012.

Natural do Brasil, Jarbas Barbosa é atualmente diretor assistente da OPAS, tendo liderado os esforços da organização para aumentar o acesso equitativo às vacinas contra a COVID-19 e as capacidades regionais para a fabricação de medicamentos e outras tecnologias de saúde.

Jarbas Barbosa da Silva Jr. é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. É também mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Foi secretário municipal de Saúde de Olinda, no estado de Pernambuco; secretário estadual de Saúde de Pernambuco; e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI), em Brasília.

Iniciou sua carreira na OPAS em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças, responsável pela coordenação das atividades regionais relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde pública veterinária e análises e estatísticas de saúde. Em 2011, retornou ao Ministério da Saúde do Brasil como secretário de Vigilância em Saúde, posteriormente assumindo a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Antes de se tornar diretor assistente da OPAS, Jarbas Barbosa foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Brasil, de 2015 a 2018.

A OPAS é a organização de saúde que atende a região das Américas e serve como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS). A eleição de Jarbas Barbosa da Silva Jr. será informada ao Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde para nomeação como diretor regional da OMS.

Este ano, a OPAS celebra seu 120º aniversário, trabalhando há mais de um século em prol da saúde e da qualidade de vida dos povos das Américas.

Os diretores anteriores da OPAS foram: Dra. Mirta Roses Periago (2003-2013), Sir George Alleyne (1995-2003), Dr. Carlyle Guerra de Macêdo (1983-1995), Dr. Héctor Acuña (1975-1983), Dr. Abraham Horwitz (1959-1975), Dr. Fred Soper (1947-1959), Dr. Hugh Cumming (1920-1947), Dr. Rupert Blue (1912-1920) e Dr. Walter Wyman (1902-1911).

 

Fonte: https://www.paho.org/pt/noticias/28-9-2022-jarbas-barbosa-da-silva-jr-do-brasil-eleito-diretor-da-opas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *