Evento marca o início do processo de diagnóstico dos perfis de escritórios de projetos do Ministério da Saúde, para estruturação de uma rede de gerenciamento de projetos da pasta
O Ministério da Saúde participou nesta segunda-feira (30/08), no Rio de Janeiro (RJ), da Oficina da Rede de Escritórios de Gerenciamento de Projetos para compartilhamento de experiências e conhecimentos na área de gestão de projetos realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro teve como objetivo realizar o reconhecimento das áreas técnicas das secretarias responsáveis pela gestão de projetos, apresentação das novas coordenações gerais e iniciar o processo de mapeamento das ações, metodologias, fluxos e processos de trabalho para realização de um diagnóstico de perfis de escritórios da pasta. Após a conclusão desta etapa, será estruturada uma Rede de Escritórios de Gerenciamento de Projetos do Ministério da Saúde.
O trabalho em rede é um processo longo que conta com a construção de espaços de encontro e ação conjunta, envolvendo cumplicidade, articulações e compromisso. Para a coordenadora do Laboratório de Inovação na Gestão Pública da Escola Nacional de Saúde Publica Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Ana Carneiro, deve-se valer da diversidade de opiniões para produzir processos de aprendizagem comuns que se convertam em linhas de ação para todos.
“Estar em rede significa ser capaz de fazer uso da capacidade de ser sujeito (ativo e responsável), sugerir mudanças, administrar complexidades e incentivar a articulação, o fortalecimento e, se necessário, a (re)construção contínua das redes”, pontuou.
Trabalhar em rede envolve cultura e visão de transformação, em especial a construção de formas de interação e intervenção. “Nosso objetivo é estruturar uma rede para troca de experiências, alinhamentos e busca de soluções compartilhadas entre as áreas, para que tenhamos uma gestão mais eficiente e inovadora dos projetos de cooperação de todo o Ministério”, destacou a diretora de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde, Ana Paula Siqueira.
Durante o encontro, gestores das coordenações-gerais de projetos do Ministério da Saúde apresentaram as ações que vêm sendo realizadas para o gerenciamento dos projetos desenvolvidos em seus setores. Participaram do evento representantes da Secretaria-Executiva e secretarias de Atenção Primária à Saúde (SAPS); Atenção Especializada em Saúde (SAES/MS); Vigilância em Saúde (SVS); Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE); Saúde Indígena (SESAI); além do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e Conselho Nacional de Saúde (CNS). Também estiveram presentes a vice-presidente adjunta de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Priscila Ferraz; o diretor e a vice-diretora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Marcos Menezes e MarisMary De Setta; e o coordenador do Escritório de Projetos da Ensp/Fiocruz, Marcos Ivan.
O evento é uma iniciativa da Rede de Escritórios de Projetos da ENSP/Fiocruz em parceria com o Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (Decoop/SE/MS).
Fonte: Comunicação/Decoop