COOPERAÇÃO TÉCNICA – Encontro compartilha experiências para aperfeiçoar a gestão de projetos do SUS

Evento marca o início do processo de diagnóstico dos perfis de escritórios de projetos do Ministério da Saúde, para estruturação de uma rede de gerenciamento de projetos da pasta

Foto: Tatiany Volker – Decoop/SE/MS

O Ministério da Saúde participou nesta segunda-feira (30/08), no Rio de Janeiro (RJ), da Oficina da Rede de Escritórios de Gerenciamento de Projetos para compartilhamento de experiências e conhecimentos na área de gestão de projetos realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro teve como objetivo realizar o reconhecimento das áreas técnicas das secretarias responsáveis pela gestão de projetos, apresentação das novas coordenações gerais e iniciar o processo de mapeamento das ações, metodologias, fluxos e processos de trabalho para realização de um diagnóstico de perfis de escritórios da pasta. Após a conclusão desta etapa, será estruturada uma Rede de Escritórios de Gerenciamento de Projetos do Ministério da Saúde.

O trabalho em rede é um processo longo que conta com a construção de espaços de encontro e ação conjunta, envolvendo cumplicidade, articulações e compromisso. Para a coordenadora do Laboratório de Inovação na Gestão Pública da Escola Nacional de Saúde Publica Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Ana Carneiro, deve-se valer da diversidade de opiniões para produzir processos de aprendizagem comuns que se convertam em linhas de ação para todos.

Foto: Tatiany Volker – Decoop/SE/MS

“Estar em rede significa ser capaz de fazer uso da capacidade de ser sujeito (ativo e responsável), sugerir mudanças, administrar complexidades e incentivar a articulação, o fortalecimento e, se necessário, a (re)construção contínua das redes”, pontuou.

Trabalhar em rede envolve cultura e visão de transformação, em especial a construção de formas de interação e intervenção. “Nosso objetivo é estruturar uma rede para troca de experiências, alinhamentos e busca de soluções compartilhadas entre as áreas, para que tenhamos uma gestão mais eficiente e inovadora dos projetos de cooperação de todo o Ministério”, destacou a diretora de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde, Ana Paula Siqueira.

Durante o encontro, gestores das coordenações-gerais de projetos do Ministério da Saúde apresentaram as ações que vêm sendo realizadas para o gerenciamento dos projetos desenvolvidos em seus setores. Participaram do evento representantes da Secretaria-Executiva e secretarias de Atenção Primária à Saúde (SAPS); Atenção Especializada em Saúde (SAES/MS); Vigilância em Saúde (SVS); Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE); Saúde Indígena (SESAI); além do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e Conselho Nacional de Saúde (CNS). Também estiveram presentes a vice-presidente adjunta de Gestão e Desenvolvimento Institucional  da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Priscila Ferraz; o diretor e a vice-diretora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Marcos Menezes e MarisMary De Setta; e o coordenador do Escritório de Projetos da Ensp/Fiocruz, Marcos Ivan.

O evento é uma iniciativa da Rede de Escritórios de Projetos da ENSP/Fiocruz em parceria com o Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (Decoop/SE/MS).

Fonte: Comunicação/Decoop

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *