Ministério da Saúde realiza 1º Encontro dos Gestores de Projetos

A meta é consolidar uma rede de escritórios de gerenciamento de projetos para aperfeiçoar a gestão de projetos do SUS.

O Ministério da Saúde deu início nesta segunda-feira (22/08) a uma série de encontros para  qualificar o processo de gestão de projetos desenvolvidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o tema  “Relato de Experiência em Gestão de Projetos na Administração Pública”, o primeiro encontro apresentou iniciativas inovadoras desenvolvidas por órgãos públicos com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos para o aprimoramento contínuo do gerenciamento de projetos estratégicos para o fortalecimento do SUS.

A primeira palestra abordou a experiência do Pólen, Laboratório de Inovação em Gestão Pública e a estruturação da Rede de Escritórios de Projetos, ambas desenvolvidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em seguida foi apresentada a experiência de sucesso do gerenciamento de Projetos de Cooperação Técnica da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), considerando importantes aspectos da cooperação com organismos internacionais.

Os encontros serão mensais e buscam sensibilizar os gestores de projetos da pasta para a importância do melhoramento contínuo do gerenciamento e processo de trabalho quanto à elaboração e ao monitoramento dos projetos.

“Nossa tarefa é contribuir com a construção de uma cultura de inovação em gestão de projetos, que apresente soluções inovadores para os desafios gerenciais e que se preocupe com a entrega de resultados que impacte positivamente o SUS”, destacou a diretora de Projetos de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde, Ana Paula Siqueira.

Cada encontro contará com a presença de profissionais e especialistas da área de gestão de projetos para abordagem de conceitos, ferramentas e metodologias aplicadas em projetos geridos na gestão pública.

“É um orgulho proporcionar essa capacitação junto ao Decoop. Nesse encontro, estamos aprendendo e compartilhando diversas metodologias e experiências em gestão de projetos. É uma atividade de apoio à gestão, que pode melhorar o desenvolvimento e desfechos de nossas ações. O mundo está projetizando e buscamos ser o exemplo dessa implementação no Ministério da Saúde”, declarou a diretora de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Alessandra Siqueira.

O evento foi realizado pelo Departamento de Cooperação Técnica de Desenvolvimento em Saúde (Decoop/SE/MS) em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SCTIE/MS).

Rede de Projetos  

A iniciativa integra uma série de ações voltadas para a estruturação de uma rede de escritórios de gestão de projetos do Ministério da Saúde. “Acreditamos que a organização em rede é uma estratégia inovadora em busca de soluções compartilhadas para uma gestão mais eficiente dos projetos de cooperação”, defendeu a diretora de Projetos de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde, Ana Paula Siqueira.

O Departamento de Cooperação Técnica de Desenvolvimento em Saúde (Decoop/SE/MS) funcionará como Escritório Central da Rede de Projetos para apoio e suporte às secretarias do Ministério da Saúde na tomada de decisão quanto ao gerenciamento de seus projetos.

Fonte: Comunicação DECOOP/SE/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *