Pioneiros da rede de estudos de tecnologias em saúde recebem homenagem do Governo Federal

Para homenagear profissionais que buscam promover a Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no Brasil, o Ministério da Saúde realizou, nesta terça-feira (21), o Encontro Nacional da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde – Rebrats. O evento aconteceu na sede da Organização Panamericana da Saúde, em Brasília/DF, e contou com a participação de coordenadores e representantes dos 88 Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Nats) que atualmente formam a Rede.

Essas instituições apoiam o Governo Federal na elaboração de estudos de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, Diretrizes Brasileiras, Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas, além de outros documentos que auxiliam no acesso a medicamentos e demais tecnologias no SUS.

Durante a homenagem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que para o sucesso no cumprimento de políticas públicas em saúde é fundamental o trabalho de quem avalia a segurança, a eficácia e o custo-efetividade delas. “Para que consigamos ampliar o acesso dos brasileiros à saúde pública, é necessário que tenhamos sustentabilidade. Nosso objetivo é que a sociedade brasileira passe a reconhecer aqueles que têm expertise em avaliação de tecnologia em saúde”, afirmou.

“A importância desse encontro é salutar no momento em que a gente comemora o grande avanço da ATS em saúde no nosso País. Foi árduo o caminho até aqui. Nós tivemos grupos de trabalho, antes da criação da Rebrats. É bom ver os rostos de pessoas conhecidas da época”, disse, em seu discurso, a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Sandra Barros.

“O encontro é uma oportunidade para falar sobre o que aconteceu na Rede, homenagear as pessoas que trabalharam no início e, ainda, pensar em perspectiva de futuro”, acrescentou a diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde, Vania Canuto.

Rebrats

Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde é uma estratégia para viabilizar a elaboração e a disseminação de estudos de avaliação de tecnologias em saúde prioritários para o sistema de saúde brasileiro.

Os principais objetivos da Rebrats são:

  • Produzir e disseminar estudos e pesquisas prioritárias no campo de ATS;
  • Padronizar metodologias;
  • Validar e atestar a qualidade dos estudos;
  • Promover capacitação profissional;
  • Estabelecer mecanismos para monitoramento de tecnologias novas e emergentes.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *