Curso formará especialistas em Economia da Saúde para o SUS

O Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (MS/SE/DESID) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS), promovem a terceira turma da segunda edição de Curso de Especialização em Economia da Saúde. A formação ocorre sob a coordenação da UFG e é realizada na modalidade de Ensino à Distância (EAD), com carga horária de 384 horas cada turma. O objetivo é promover o fortalecimento da capacidade nacional para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) através de capacitação de profissionais atuando na gestão de saúde no SUS, nas esferas federal, estadual e municipal, no uso da Economia da Saúde para a qualificação da gestão do SUS.

A terceira turma deste curso será formada por 40 profissionais, com prioridade para aqueles atuantes em instituições públicas, preferencialmente junto ao SUS em seus diversos níveis de gestão, e profissionais exercendo funções relacionadas à economia da saúde e/ou incorporação de tecnologias em saúde, ou atividades relacionadas a gestão em saúde.

Como parte da equipe contamos com professores convidados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), da Universidade de São Paulo (USP), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O edital com todas as informações do processo seletivo da terceira turma deste curso estão disponíveis no site https://economiadasaude.iptsp.ufg.br. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no período de 25 de março a 08 de abril de 2022. As matrículas e o envio dos documentos deverão ocorrer entre os dias 23 a 30 de maio de 2022. As aulas terão início em 28 de julho de 2022. Mais informações poderão ser obtidas no site https://economiadasaude.iptsp.ufg.br ou pelo email economiadasaude.ufg@gmail.com.

Conheça o currículo do Curso de Especialização em Economia da Saúde.

Módulo 1: Saúde Pública e Conceitos em Epidemiologia
1. Saúde e seus determinantes
2. Tópicos em Epidemiologia
3. Sistemas de informação em saúde e fontes de dados em saúde
4. Busca de evidências na literatura científica
Módulo 2: Conceitos em Economia, Políticas, Gestão e Financiamento da Saúde
1. Fundamentos em Economia da Saúde
2. Sistemas de Saúde e organização dos serviços
3. Financiamento e gasto em saúde
4. Microeconomia aplicada à saúde
Módulo 3: Gestão de Recursos e Custos
1. Gestão dos recursos do SUS
2. Economia da saúde e Políticas do Setor Farmacêutico
3. Ferramentas para investigação empírica – Estatística em Economia da Saúde
4. Gestão de custos
Módulo 4: Avaliação Econômica Aplicada à ATS
1. Avaliação de Tecnologias em Saúde
2. Custo de doença, custo de programas de saúde e análise de impacto orçamentário
3. Análise Econômica em Saúde e modelos para Avaliação Econômica

4. ATS para instrumentalizar o gestor

 

Fonte: Universidade Federal de Goiás

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.