Ministério da Saúde publica três obras sobre a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028

O Ministério da Saúde (MS) publicou três obras que buscam desenvolver e analisar os avanços da saúde digital no país. São elas: a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28), o Relatório Final do Projeto-Piloto Conecte SUS e o 1º Relatório de Monitoramento e Avaliação (M&A) da ESD28. As publicações — que já podem ser acessadas na Biblioteca Virtual em Saúde do MS (BVS MS) — serão divulgadas no evento de Lançamento do Conecte SUS Profissional no dia 1º de julho, em Marechal Deodoro (AL), com a presença do ministro da Saúde. O Conecte SUS Profissional marca o início do prontuário único do cidadão e materializa a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil.

Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28) foi pactuada na 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT)/2020 e publicada na Portaria GM/MS nº 3.632/2020. O documento busca sistematizar, consolidar e atualizar os trabalhos realizados ao longo da última década, como a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde – PNIIS (pactuada na 5ª Reunião da CIT/ 2021) e a Portaria GM/MS nº 1/2017.

Relatório Final do Projeto-Piloto Conecte SUS apresenta os principais resultados, indicadores e lições aprendidas do Projeto Piloto do Conecte SUS no período de outubro de 2019 a junho de 2020. Além disso, o relatório faz uma análise dos avanços obtidos da implementação do programa Conecte SUS em Alagoas, estado selecionado para executar e validar inicialmente as novas funcionalidades.

O Programa Conecte SUS integra as informações de saúde do cidadão em uma grande rede de dados organizada pelo Ministério da Saúde, o que trará benefícios tanto para os cidadãos quanto para os profissionais e gestores de saúde que passarão a contar com um conjunto de informações que potencializará a melhoria na continuidade do cuidado e na tomada de decisões em saúde. Por meio do Conecte SUS Cidadão, o usuário poderá ter acesso à sua trajetória no SUS, como: internações, vacinas, medicamentos, atendimentos e exames. Já o Conecte SUS Profissional proporcionará o acesso do profissional de saúde aos dados do cidadão após prévia autorização, trazendo mais qualidade e eficiência ao atendimento.

1º Relatório de Monitoramento e Avaliação (M&A) da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 propõe mecanismos de governança e recursos organizacionais para assegurar que os processos de M&A da Saúde Digital ocorram de forma previsível, sistemática e permanente. Esse relatório, a ser produzido semestralmente, está organizado de acordo com as prioridades da estratégia e abarca as ações já iniciadas para alcançar os objetivos da ESD28. O documento também contém uma avaliação dos avanços da Estratégia Digital, incluindo lições aprendidas e recomendações de continuidade.

Além de unificar as iniciativas, a ESD28 aprofunda conceitos, práticas e culturas que permitem consolidar a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) como plataforma nacional de inovação, informações e serviços de saúde digital.

Conheça a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 e seus resultados!

Clique aqui para ter acesso à obra. Clique aqui para ter acesso à obra. Clique aqui para ter acesso à obra.
Conheça também a versão em inglês:

Brazilian National Digital Health Strategy 2020-2028

Conheça também a versão em inglês:

Conecte SUS Pilot Project Final Report: analysis of progress made between October/2019 and June/2020

Conheça também a versão em inglês:

1st Brazilian National Digital Health Strategy 2020-2028 Monitoring and Evaluation Report

 

Texto: Editora MS (CGDI/SAA/SE)

Fonte: Ministério da Saúde

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.