Live: Plataforma InvestSUS Gestão – Orientações do Conasems em parceria com o FNS

O Conasems em parceria com o Fundo Nacional de Saúde (FNS) promove nesta sexta-feira (02/07), às 14h, uma live com orientações sobre a plataforma InvestSUS Gestão. A nova ferramenta permite que gestores estaduais e municipais de saúde acompanhem os recursos transferidos pelo Ministério da Saúde, por meio de um sistema intuitivo que lembra os aplicativos bancários.

A live terá como objetivo explicar aos gestores as funcionalidades da plataforma e será coordenada pela assessora técnica do Conasems, Blenda Leite, com a participação dos convidados:

Dárcio Guedes Júnior – diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde;
Bruno Carneiro – coordenador e assessor técnico do Fundo Nacional de Saúde.

A transmissão irá acontecer no Canal Conasems no Youtube pelo link:

 

InvestSUS Gestão

A plataforma InvestSUS Gestão oferece funcionalidades relevantes para os gestores como acompanhamento do andamento das propostas apresentadas, acesso aos saldos de repasses disponíveis, acompanhamento dos históricos e movimentações financeiras dos repasses de recursos federais e das propostas de manutenção de obras e informações sobre a aquisição de equipamentos e materiais permanentes. Podem fazer uso do sistema: Dirigentes de Entidades Públicas Municipais, Estaduais e Federais, Dirigentes de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos, Técnicos Institucionais Públicos e Privados, Superintendentes Estaduais do MS, Conselhos de Gestores e Usuários do SUS e Colaboradores do MS.

A assessora técnica do Conasems, Blenda Leite, explica que a live foi pensada com objetivo de informar e aperfeiçoar a gestão municipal. “O Conasems entende que a live será uma forma de elucidar essa importância da ferramenta bem como demonstrar de que forma poderá apoiar a gestão quanto ao planejamento, monitoramento e execução dos recursos federais no município e a utilização de suas informações na própria prestação de contas”, disse.

O diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes Júnior, conta que a plataforma nasceu da necessidade dos gestores de saúde por um local que reunisse informações consolidadas sobre financiamento em saúde pública. “Nós vimos que muitas vezes o que faltava ao gestor municipal era uma plataforma com informações consolidadas e com uma parte gráfica bastante amigável para que pudessem entender melhor como estava acontecendo o financiamento em saúde de seus municípios. O que acontecia muito era que o gestor recebia os recursos na conta e não sabia de onde estava vindo esses recursos. Hoje conseguimos mostrar todos os detalhamentos de cada pagamento realizado, além de outras funcionalidades que a ferramenta possibilita”, celebra.

O diretor explica que a ideia da plataforma é oferecer aos gestores uma experiência diária bancária. “É uma forma de ajudar inclusive na lógica do planejamento ascendente, o gestor entra lá e visualiza o saldo atual, o que já recebeu, o que ainda vai receber e consegue consegue agilizar a gestão dos recursos”, conta.

O Fundo Nacional de Saúde (FNS) colocou no ar uma página com informações completas sobre a plataforma, com manual para download e tutoriais. Clique aqui para acessar a página do InvestSUS Gestão 

 

Fonte: https://www.conasems.org.br/live-plataforma-investsus-gestao-orientacoes-do-conasems-em-parceria-com-o-fn/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *