Ipea divulga propostas para impulsionar o desenvolvimento brasileiro após a pandemia de Covid-19

Documento incluiu uma série de medidas para vários setores

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publica o documento Brasil Pós Covid-19. Elaborado por pesquisadores de todas as áreas de atuação da instituição, o trabalho apresenta uma série de propostas de curto a longo prazo para acelerar o desenvolvimento sustentável no país após a pandemia. As sugestões estão divididas em quatro pilares: atividade produtiva e reconstrução das cadeias de produção, inserção internacional, investimento em infraestrutura, além de proteção econômica e social de populações vulneráveis.

“O Ipea, como instituição cinquentenária e think tank governamental, e na qualidade de principal órgão de pesquisa e proposição de políticas públicas do Estado, toma a iniciativa de compilar mais de 30 contribuições de caráter indicativo e propositivo que são compatíveis com os recursos públicos e privados disponíveis, para auxiliar na tomada de decisão do governo”, afirma o presidente do instituto, o economista Carlos von Doellinger.

O compromisso com o equilíbrio fiscal é apresentado como a chave para o sucesso na retomada do desenvolvimento econômico do país diante do atual cenário mundial. Para acelerar o crescimento, o Ipea recomenda que, além das reformas fiscais, seja posto em prática um amplo conjunto de reformas microeconômicas pró-investimentos e uma reforma tributária que ajudaria a melhorar a eficiência da economia.

Entre as medidas propostas estão a concessão de empréstimo favorecido para micro e pequenas empresas (MPEs), de modo a se garantir a preservação do tecido produtivo, e a implementação de programas de subsídio temporário à contratação de trabalhadores, além da renovação de programas de redução da jornada. Outras recomendações tratam da utilização das compras públicas para fomentar as atividades de MPEs e da criação de uma estratégia integrada para promover o emprego e a educação dos jovens vulneráveis.

O documento aponta também para a necessidade de reformas do sistema legal de recuperação de empresas brasileiras para enfrentamento da crise sistêmica de Covid-19, além de imediato apoio financeiro aos esforços internacionais de desenvolvimento de vacinas para o novo coronavírus.

Acesse a íntegra do documento

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 98556-3093
61 99427-4553
ascom@ipea.gov.br

Fonte: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=36144&catid=4&Itemid=2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.