Artigo: Evolução da pandemia Covid-19 – análise de evidências e projeção de cenários

Silvio Fernandes da Silva, médico, doutor em saúde pública (FSP/USP) e ex-presidente do Conasems publicou o artigo “Evolução da pandemia COVID-19: análise de evidências e projeção de cenários“.

Ao longo do texto, Silvio questiona se é possível projetar cenários confiáveis sobre como vai evoluir a pandemia Covid-19 nos próximos meses. “Não existem no momento evidências consistentes que permitam projetar cenários precisos sobre os rumos futuros da pandemia. Além disso, outros fatos, inusitados, poderão surgir, no comportamento do vírus, nos estudos sobre imunidade e genética e na terapêutica, que exercerão influência nesses rumos. Por exemplo, poderá ocorrer mutação do vírus, ou até já ter ocorrido, que pode alterar seu potencial de transmissibilidade e sua virulência. Estudo publicado na revista Cell em 02 de julho de 2020 considera possível que tenha surgido uma variante do SARS-CoV-2 na Europa, seis vezes mais contagiosa”, destaca Silvio no artigo.

No texto também é possível ler que “com o conhecimento acumulado até o momento, no entanto, pode-se afirmar que os cenários futuros dependem de como se comportará a transmissibilidade, da vulnerabilidade ao vírus, da efetividade das medidas de controle, do desencadeamento ou não da imunidade de rebanho e da disponibilidade da vacina”.

O artigo finaliza apontando que “mesmo em um cenário otimista o potencial de sofrimento e mortes é muito grande. Isso deve ser um alerta para que governos e sociedade estejam atentos à fundamental importância da manutenção e aperfeiçoamento das medidas de bloqueio do vírus e de intervenções sociais e comportamentais para reduzir a transmissão, cuidar dos sintomáticos e atenuar os danos econômicos para a população mais vulnerável”.

Leia o artigo na íntegra. 

Fonte: https://www.conasems.org.br/artigo-evolucao-da-pandemia-covid-19-analise-de-evidencias-e-projecao-de-cenarios/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *