Pesquisadores da UFBA desenvolvem teste rápido para detecção do coronavírus

Segundo virologista, resultado pode sair em até três horas. No Brasil, oito casos estão sob investigação

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) desenvolveu um novo teste capaz de detectar a presença do coronavírus 2019n-CoV no corpo em até três horas. A equipe usa um equipamento específico e muito sensível para detectar o vírus.

Gúbio Soares, virologista e coordenador do grupo de pesquisa, afirmou que o equipamento é automatizado e que hospitais do Brasil todo podem mandar amostras suspeitas para que eles façam a confirmação.

“Estamos felizes com o resultado, torna tudo mais rápido”, comemorou o pesquisador. “Já existe uma normativa de fluxo para os laboratórios públicos, mas nós queremos oferecer nossa capacidade técnica, científica de um descobrimento de vírus, que a gente tem trabalhado aqui, para oferecer ao estado, ao país, à população, e beneficiar principalmente o povo”, afirmou ele.

técnica verifica se a secreção respiratória do paciente contém o material genético (RNA) do 2019n-CoV. O diagnóstico é feito em três etapas:

  1. Secreções respiratórias são retiradas de um paciente suspeito e resfriadas a 4ºC;
  2. Os pesquisadores extraem o material genético da secreção e adicionam, sobre ele, os nucleotídeos e enzimas que identificam a presença ou não do coronavírus;
  3. Três horas depois, o teste fica pronto. É possível também através dele determinar a carga viral no paciente.

 

Fonte: https://ciencianautas.com/pesquisadores-da-ufba-desenvolvem-teste-rapido-para-deteccao-do-coronavirus/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.