Chamada Pública para Submissão de Artigos | JBES – Edição Especial Sustentabilidade e Eficiência do Sistema de Saúde Brasileiro

O JBES – JORNAL BRASILEIRO DE ECONOMIA DA SAÚDE, em colaboração com o Banco Mundial e o Ministério da Saúde, abre chamada pública para submissão de artigos para Edição Especial sobre “Sustentabilidade e Eficiência do Sistema de Saúde Brasileiro”

Sobre a edição

Nas últimas décadas, a partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil consolidou um dos maiores sistemas de saúde do mundo. Nesse período, houve significante aumento da oferta e do acesso aos serviços de saúde, com resultados na melhoria dos indicadores de saúde da população e da proteção financeira. No mesmo período, o sistema de saúde suplementar consolidou a participação no sistema de saúde cobrindo em torno de 25% da população brasileira, sendo o segundo maior mercado de planos e seguros saúde do mundo. Apesar dos avanços e conquistas, o sistema de saúde brasileiro enfrenta desafios para manter um nível adequado de gastos, público e privado, e obter mais valor pelos recursos investidos no setor.

A saúde tem sido frequentemente apontada como uma das principais preocupações da população brasileira. Seja entre os mais de 163 milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do SUS, seja dos outros 47 milhões que têm planos ou seguros de saúde. Dados da pesquisa IBOPE-CNI de Avaliação das Políticas de Saúde do Governo, publicada em junho de 2019, apontam que 60% da população avalia o sistema público de saúde brasileiro como ruim ou péssimo. Ainda de acordo com pesquisa do IBOPE, nove em cada dez brasileiros concordam que, considerando o valor dos impostos, a qualidade dos serviços públicos deveria ser melhor no país.[1]

Os desafios são grandes seja no setor público, seja no setor de saúde suplementar. De um lado, o setor público gasta relativamente pouco mas gasta muito mal. Estudos recentes do Banco Mundial apontam que existe escopo de melhorar a eficiência do gasto com saúde, reduzindo desperdícios estimados em R$ 22 bilhões em 2014. As ineficiências são resultado de fatores estruturais como: a fragmentação dos serviços entre níveis de atenção e provedores, de economias de escala no setor hospitalar, ausência de um efetivo sistema de incentivos a provedores e pacientes, regulação inadequada da relação público e privada na provisão dos serviços.

O Banco Mundial e o Ministério da Saúde, idealizadores dessa edição, convidam pesquisadores e gestores a submeterem artigos sobre o tema para a edição especial do JBES. Os artigos ajudarão a apontar caminhos que possam levar ao aprimoramento das políticas públicas de fomento à saúde e das ferramentas de gestão e sustentabilidade dos sistemas público e privado.

Perfil dos Artigos

Esta Edição Especial do JBES tem por objetivo reunir atores do sistema de saúde no Brasil para discutir oportunidades e desafios de novos modelos e processos de assistência, remuneração de provedores de serviços de saúde, gestão e controle custos, nos sistemas de saúde público e privado, assim como as experiências exitosas e os problemas atualmente observados nos cenários brasileiro e mundial.

A edição especial terá um total de 10 (dez) artigos selecionados por meio dessa chamada pública. Outros cinco artigos serão produzidos por pesquisadores e gestores com experiência em análise e implementação de políticas de saúde voltadas à eficiência do gasto.

A chamada pública almeja escolher os dez melhores trabalhos baseados nos temas:

• Discussões teóricas e metodológicas sobre mensuração da eficiência no financiamento e provisão de cuidados da saúde;

• Gestão de custos como prática para aprimorar a oferta dos serviços de saúde;

• Aplicações de métodos de mensuração da eficiência em saúde, nos sistemas público e privado, no Brasil;

• Discussões sobre políticas de saúde com foco na eficiência e na sustentabilidade dos gastos com saúde;

• Descrição de experiências na implementação de políticas voltadas para a melhoria da eficiência (no SUS e na saúde suplementar), destacando questões como a melhoria da eficiência alocativa de recursos, da eficiência técnica, ganhos de eficiência relacionados ao mix público-privado na organização e provisão dos serviços de saúde, ganhos de eficiência relacionados à integração e à regionalização dos cuidados, incluindo o papel da atenção primária na melhoria da gestão.

Serão aceitos Artigos Originais, Revisões Sistemáticas da Literatura, Artigos de Atualização ou de Opinião nos idiomas Português ou Inglês. As Normas para Publicação podem ser encontradas em www.jbes.com.br . Os manuscritos deverão possuir entre 30 e 60 mil caracteres, já incluídos espaços, e devem ser submetidos por meio do endereço eletrônico www.jbes.com.br.

Prazos

O período de submissão terá início em 25 de novembro de 2019 e término em 01 de março de 2020. Os artigos submetidos dentro do prazo serão avaliados e classificados por especialistas segundo processo peer-review.

A edição será lançada e oficialmente publicada em cerimônia prevista para o mês de junho de 2020. Informações adicionais podem ser obtidas por meio do correio eletrônico jbes@jbes.com.br.

[1] Retratos da Sociedade Brasileira: Serviços públicos, tributação e gasto do governo. IBOPE/CNI. 2016.

Atenciosamente, os organizadores

Andre Medici – Banco Mundial

Edson Araujo – Banco Mundial

Maria Eridan Pimenta Neta – Ministério da Saúde

Wilson Follador – Consultor Independente

 

Realização:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *