Fórum Estadão Think discute resultados e desafios do Proadi-SUS

O presidente e o secretário executivo do Conasems participaram dos debates destacando os resultados positivos dos projetos nos municípios

O Fórum Estadão Think discutiu, nesta quinta-feira (25), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) que está completando 10 anos. O encontro reuniu autoridades do setor para debater os principais resultados e desafios. Foi feito um balanço da primeira década do programa, que transfere tecnologia de hospitais de referência do setor privado para o setor público. A abertura contou com a presença do ministro da saúde, LuIz Henrique Mandetta e os presidentes do Conasems, Wilames Freire e do Conass, Alberto Beltrame.

Wilames Freire destacou os resultados positivos nos municípios a partir das parcerias com os hospitais via Proadi-SUS. “Estamos fazendo inúmeras capacitações e trazendo inovações tecnológicas para a saúde pública do país. Este programa é a prova de que podemos inovar mesmo com os poucos recursos financeiros e que podemos oferecer mais”. O presidente também destacou os principais projetos do Conasems feitos através do Proadi “Desenvolvemos o Projeto Apoiador, que funciona em uma grande rede colaborativa Conasems-Cosems para apoiar os gestores, temos também um projeto relacionado à assistência farmacêutica, que promove capacitações de diversos profissionais da área, além de outros grandes projetos sobre regionalização e judicialização”.

O ministro da saúde enfatizou que o Proadi funciona a partir da ótica dos desafios do SUS e afirmou que, para atingir a universalidade da cobertura e do acesso, as parcerias são importantes. “Esperamos poder refletir esses dez anos, enaltecer seus grandes feitos e corrigir os erros que precisam ser corrigidos para que essas parcerias possam dar mais frutos e colaborar cada vez mais para a consolidação do SUS”.

O presidente do Conass, Alberto Beltrame afirmou que o Proadi precisa ser incorporado como uma política de Estado e não apenas de governo. “Nós começamos esse programa tateando espaços e observando a melhor maneira de aproveitar a capacidade desses cinco hospitais em contribuir para o aperfeiçoamento da gestão, governança do SUS, do ensino, para promover o aperfeiçoando a qualidade da atenção à saúde”.

Valor da parceria público-privada

O Painel 1 abordou o tema “valor da parceria público-privada no PROADI-SUS” para debater os benefícios do Pragrama como política de integração e transferência de tecnologia de hospitais privados de ponta ao sistema público de saúde.

O secretário executivo do Conasems, Mauro Junqueira,  comemorou os 10 anos do PROADI, ressaltando os benefícios que esse programa vem trazendo para a saúde pública do país.  “O Conasems não só apoia como participa ativamente dos projetos. Ser secretário municipal de saúde está cada vez mais difícil diante do cenário de desfinanciamento, com os projetos feitos via Proadi conseguimos apoiar diretamente esses gestores, além de capacitar profissionais, promovendo melhorias significativas no SUS, que reflete diretamente na qualidade de vida da população.”

Francisco de Assis Figueiredo, secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES), destacou o projeto do Ministério via Proadi focado em informação e transparência, temas destacados também pela Vânia Bezerra, Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Sírio-Libanês, que citou “cases de sucesso”, como o projeto do hospital via PROADI focado em informação e regulação “Regula Mais Brasil”. Bernardete Weber, Superintendente de Responsabilidade Social do HCor, falou sobre a parceria com os municípios. “Nesses anos de Proadi fomos crescendo juntos, pensando na gestão tripartite do SUS, a parceria com o Conass e o Conasems trouxe uma maior segurança e densidade na implantação dos projetos nos estados e municípios”.

De acordo com o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso,  o Proadi é um processo completamente responsável de alocação de recursos, de capacitação da gestão e de melhoria do sistema. “Pela primeira vez conseguimos fazer o planejamento estratégico de todas as secretarias estaduais de saúde, em pouco mais de seis meses. Esse é o exemplo da importância deste programa na qualificação da gestão das SES”.

Confira o debate na íntegra, transmitido ao vivo pelo Estadão: https://www.facebook.com/metropoleestadao/videos/419435475349898/

 

Fonte: https://www.conasems.org.br/forum-estadao-think-discute-resultados-e-desafios-do-proadi-sus/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *