ARTIGO – Incorporação de tecnologias nos sistemas de saúde do Canadá e do Brasil: perspectivas para avanços nos processos de avaliação

Um sistema de saúde eficaz hoje depende da incorporação de tecnologias. Entretanto, novas tecnologias implicam novos desafios como: questões éticas relativas ao uso seguro dos dados (big data), novos padrões para a aprovação de inovações, impacto orçamentário e questões de equidade relacionadas à cobertura e ao acesso de grupos vulneráveis.

Para ampliar a efetividade dos recursos utilizados, são utilizadas as avaliações de tecnologias em saúde (ATS). Este artigo examina como os sistemas de ATS estão organizados no Brasil e no Canadá, considerando os desafios impostos pelo processo de regionalização.

Os dois países contam com um sistema de ATS fragmentado, com diversas organizações atuando em diferentes níveis. Em principio, esse aspecto sugere desintegração e duplicidade de esforços, mas um exame mais atento indica a possibilidade de sinergia entre os diferentes componentes do sistema.

A estrutura regionalizada para o planejamento da incorporação de tecnologias no Canadá pode ser uma experiência interessante para o sistema brasileiro.

Saiba mais: https://bit.ly/2KA6p3D

Acesse o suplemento Saúde e Regionalização completo do Cadernos de Saúde Pública, 35 nº.Suplemento 2, 2019: https://bit.ly/2RtMrta.

Fonte: http://cadernos.ensp.fiocruz.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *