Secretaria da Saúde do Ceará e Ministério da Saúde promovem capacitação no sistema ApuraSUS

Gestores e técnicos das unidades da Rede Sesa participaram da capacitação no ApuraSUS, ferramenta para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promoveu de 1º a 4 de julho, na sede da Universidade Estadual do Ceará (Uece), capacitação no Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS) para gestores e técnicos de custos das unidades da Rede Sesa. Os participantes foram certificados pelo MS, a partir do Curso Aplicado em Gestão de Custos, pré-requisito para a capacitação.

O ApuraSUS é uma ferramenta desenvolvida pelo MS para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos, em unidades de Saúde do SUS que aderiram ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). Realizada pela Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, por meio da Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Economia da Saúde (Cogeo), a capacitação tem o objetivo de dar aptidão às equipes para realizar a apuração de custos da unidade, por meio da padronização dos centros e itens de custos, alinhando a realidade específica de cada unidade à metodologia do sistema.

O treinamento contou com a participação de integrantes de 22 policlínicas, sete unidades hospitalares e Hemorrede

A capacitação contou com um total de 70 técnicos da Rede Sesa, integrantes de 22 policlínicas, sete unidades hospitalares e Hemorrede. “A participação dessas unidades é essencial para disseminar a cultura de gestão de custos e fortalecer a área, entre os gestores e profissionais de saúde. Este esforço conjunto visa melhorar a transparência, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população, fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde no Ceará”, ressalta a orientadora da Célula de Economia da Saúde da Sesa (Cecos/Cogeo), Gleide Oliveira.

Segundo a diretora-geral da Policlínica Regional do Crato, Luciana Sobreira, é muito importante que o gestor seja sensibilizado para apoiar os técnicos na implementação da ferramenta e alimentação do sistema ApuraSUS. “Essa capacitação nos subsidiará na tomada de decisões, pensando no princípio da economicidade e eficiência, nos fazendo perceber os custos reais de cada serviço ofertado a população”, diz.

Para o técnico em informática da Policlínica Regional em Maracanaú, Rafael Ribeiro, iniciativas que promovem a otimização da gestão de custos são essenciais em qualquer empresa, seja pública ou privada, e ainda mais importante em unidades que oferecem serviços de saúde para a população. “É extremamente necessário que toda a equipe da unidade tenha consciência da importância de implementar todo esse processo de gestão de custos”, afirma.

Com a finalização do treinamento no ApuraSUS, os técnicos de gestão de custos das unidades da Rede Sesa darão início agora ao trabalho de apuração dos custos de sua unidade, alimentando o sistema e gerando relatórios para a tomada de decisão dos gestores.

Capacitação é a última etapa para implantação do PNGC

O Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) tem como objetivos principais desenvolver, acompanhar e avaliar a implantação de uma metodologia padrão para a gestão de custos em unidades de saúde do SUS. No Ceará, as unidades da Rede Sesa, contempladas na primeira fase do PNGC, concluíram a segunda etapa de implementação do Programa com a capacitação no ApuraSUS.

A implantação do Programa no estado ocorre em duas etapas, sendo a primeira a aplicação do curso com a metodologia, exercícios e oficinas, e a segunda etapa com o treinamento no sistema. Ambas as etapas são ministradas, executadas e acompanhadas pelo MS e técnicos da Saúde do Ceará.

Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sesa, Carla Barroso, com a equipe da Cogeo na abertura da capacitação no Apura SUS

 

Fonte: https://www.saude.ce.gov.br/2024/07/05/sesa-e-ministerio-da-saude-promovem-capacitacao-no-sistema-apurasus/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.