Encontro na OPAS/OMS debateu padronização das informações, aprimoramento dos processos e uso estratégico dos dados para otimizar a gestão dos recursos do SUS

Integrantes das Câmaras Técnicas do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (CT SIOPS) e do Banco de Preços em Saúde (CT BPS) reuniram-se na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília, na última sexta-feira (31/10), para a Segunda Reunião Ordinária do ano, desde sua retomada, em julho de 2025. Os participantes debateram sobre os principais temas da gestão em saúde e estratégias para aprimoramento de processos e tomada de decisões. Além disso, discutiram o uso das informações sobre receitas e consolidação de dados financeiros.
Durante o período da manhã, a CT SIOPS apresentou proposta do SIOPS Unificado, novo sistema que contempla a atualização da natureza das receitas, adoção das classificações de fontes de recursos de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), implementação do Código de Acompanhamento e único ementário de receitas, que dispõe de codificações para estados, municípios e Distrito Federal. O colegiado discutiu ainda a importância de conscientizar os gestores quanto à correta alimentação dos dados no sistema que, por meio de um acompanhamento regular, podem ser utilizados para melhor aplicabilidade dos recursos e qualificação de políticas públicas.
“É necessário passar conhecimento, ensinar corretamente e também sensibilizar os gestores de como fazer as coisas. Aquele é um dado para ele, que precisa saber quanto foi investido. É um dado primordial para a gestão da saúde. Tudo é conscientização. É a palavra que a gente precisa ter em mente”, indicou a contadora do Siops, Célia Rodrigues.
Já no período da tarde, a CT BPS, sob a condução do coordenador, Thiago Mendonça, da Coordenação de Acompanhamento e Qualificação da Gestão de Preços em Saúde (COAGEP), validou junto ao grupo a construção do Plano de Trabalho Anual da câmara e da minuta do Regimento Interno. Além disso, retomou, com devolutivas, pontos abordados na última reunião.

CT SIOPS
A CT SIOPS é um colegiado permanente, com funções consultivas e de tomada de decisão, responsável por aprimorar os mecanismos de coleta do SIOPS e assegurar que os dados sobre receitas e gastos em saúde sejam confiáveis e consistentes.
CT BPS
A CT-BPS trabalha para fortalecer o uso do Banco de Preços em Saúde e de seus dados, garantindo transparência na aplicação dos recursos públicos e divulgando os valores pagos por medicamentos e produtos de saúde adquiridos pelo SUS em todas as esferas de governo.