
Uma das experiências mais importantes e transformadoras para estudantes de todo o Brasil, o Congresso da UNE chegou à sua 60ª edição e contou com uma ampla programação no estande do Ministério da Saúde. A equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics) marcou presença no espaço e apresentou o papel estratégico do setor, os principais programas e editais de fomento à pesquisa, falando sobre como a economia tem a ver com a saúde e quais os avanços e conquistas da assistência farmacêutica ao longo do tempo.
A provocação girou em torno da pergunta: “Qual o SUS que vocês querem para o futuro?”. Com muito diálogo e críticas construtivas, foi possível ver a vontade dos estudantes em colaborar com a construção de um sistema único e sustentável de saúde. A panfletagem dos folders do Desid sobre Economia da Saúde também deu o que falar entre os estudantes no 60° CONUNE, e a Biblioteca Virtual em Economia da Saúde e a Rede Ecos foram pautas durante as abordagens.
Os jovens ficaram surpresos com a diversidade de formações possíveis para se trabalhar dentro do Ministério, como as áreas de Economia e Biblioteconomia. Cada departamento teve a chance de falar sobre o que faz, e os jovens puderam conhecer estratégias, além de compartilhar angústias sobre a saúde pública de suas cidades.
Fotos: Hugo Aurélio/CNS
“Vejo como um passo grandioso para o Desid ultrapassar o nosso já conhecido ‘público-alvo’, como é o caso dos gestores de saúde e profissionais que lidam diariamente com a pauta da economia da saúde. É espetacular ver o olhar dos jovens brilhando ao falarmos do sentido do SUS, de para que servem nossas ferramentas e a mudança social que está em curso junto ao nosso sistema. Vida longa ao CONUNE e que a gente possa chegar ainda mais junto dos jovens, que são o futuro desse país”, conta Jacqueline Portales, que participou da atividade.
As atividades das demais secretarias também lotaram o estande do Ministério da Saúde, que contou com a visita de diversos estudantes de todo o Brasil, com muita prosa boa e conhecimento sobre o SUS. Foram realizados atendimentos, além da distribuição de folders, preservativos, autotestes de HIV, realização de quiz interativo e rodas de conversa sobre as ações dos departamentos. O evento ocorreu entre os dias 16 e 20 de julho, em Goiânia (GO).
Congresso – O CONUNE, ou Congresso da UNE, é o maior e mais representativo fórum de discussão e deliberação da entidade, que é a máxima representação dos estudantes brasileiros e reúne todos os Diretórios Acadêmicos (DAs), Centros Acadêmicos (CAs), Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), Uniões Estaduais dos Estudantes (UEEs), executivas de curso e outras organizações do movimento estudantil. A entidade tem como base a defesa dos interesses dos estudantes, promove campanhas específicas e também participa, historicamente, dos principais debates e lutas do país.
Durante o CONUNE, a nova diretoria da entidade é eleita. Já foram presidentes da UNE e líderes do movimento estudantil, por exemplo, figuras como Aldo Arantes, Aldo Rebelo, José Serra, Lindberg Farias, Franklin Martins, Helenira Resende, Dilma Rousseff, José Dirceu e Honestino Guimarães.