MS promove oficina para estudos econômicos quanto a doenças determinadas socialmente e resistência a antimicrobianos

Entre os dias 10 e 12 de julho, o Ministério da Saúde (MS) promoverá, na Fiocruz Brasília, oficina para realização de revisões de escopo que subsidiem decisões da pasta quanto às ações do Programa Brasil Saudável e de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos:

Trata-se de oportunidade para aprender como mapear e explorar a literatura existente sobre ambos os temas, identificando lacunas de conhecimento e prioridades para futuras pesquisas que devem colaborar pelas políticas e ações de qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa é do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Desid), que faz parte da estrutura da  Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics), e que selecionou as duas importantes iniciativas ministeriais para produção de conhecimentos em Economia da Saúde.

Colaborando pelo Programa Brasil Saudável

Com o lema “Unir para cuidar”, o programa tem por objetivo eliminar 12 doenças determinadas socialmente, levando em consideração que a maior parte delas são consideradas doenças negligenciadas, que acometem pessoas de regiões menos desenvolvidas e vulnerabilizadas sócio-economicamente.

Estas doenças acabam recebendo menor interesse dos grandes laboratórios na pesquisa e desenvolvimento de tratamentos. E, como o programa pretende enfrentar a pobreza para mitigar vulnerabilidades e estas doenças, mais estudos para amparo científico precisam ser desenvolvidos.

Apoiando as Iniciativas contra a resistência a antimicrobianos

Tanto doenças determinadas socialmente quanto a resistência aos antimicrobianos (antibióticos) são influenciadas por aspectos econômicos e sociais. O uso indiscriminado deles faz com que, eventualmente, não façam mais efeito. O quadro também exige a ampliação de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas, de forma a evitar falhas que onerem o SUS, e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Detalhes da oficina

Data: 10 a 12 de julho
Local: Fiocruz Brasília
Horário: 9h às 17h
Condução: Bibliotecária Maria Eduarda Puga (Unifesp)
Responsável: Coordenação de Avaliação em Economia da Saúde (Desid/Sectics/MS)

Cheque a programação da oficina.

A capacitação abordará:

  • Definição de perguntas de pesquisa
  • Estabelecimento de critérios de elegibilidade
  • Elaboração de estratégias de busca em bases de dados científicas

A oficina contará com a participação de representantes da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Fiocruz Brasília, e do Desid (MS).

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.