Setor ministerial de Economia da Saúde lança vídeo sobre atuação pela sustentabilidade do SUS

Na perspectiva de potencializar sua comunicação interna, o Ministério da Saúde atua, diariamente, para ampliar o conhecimento das secretarias que fazem parte do quadro ministerial sobre as funções de cada uma de suas áreas internas. Nesse contexto, a pasta acaba de lançar vídeo sobre um dos setores estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Sectics/MS). 

Trata-se do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Desid), que é responsável por análises econômicas em saúde e ferramentas importantes para o planejamento dos profissionais que fazem a gestão do SUS, como o Sistema de Informações de Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), o Banco de Preços em Saúde (BPS), o Catálogo de Materiais (CATMAT) e o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), que abarca o Sistema Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS).

Com a reestruturação do Ministério da Saúde, o Desid também passou a contar com uma nova área de atuação, e incorporou ao seu rol de serviços a Economia Política da Saúde. A área é responsável por estudos de conjuntura e seus impactos na saúde da população, além de levantamentos sobre a participação da saúde no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e sobre os benefícios da oferta de assistência para a economia do país.

Em 2023, mais de 14 mil pessoas participaram das mais de 75 capacitações promovidas pelo departamento com objetivo de apoiar estados e municípios na tomada de decisões quanto ao gasto público em saúde. Aproximadamente 1500 pessoas participaram, também, dos 11 treinamentos voltados para gestores de saúde; técnicos da área de planejamento; contadores responsáveis pelo preenchimento do Siops e responsáveis pelo DigiSUS-GESTOR.

O planejamento do Desid inclui diversas outras entregas para 2024. Entre elas, a meta de 800 estabelecimentos de saúde gerando informações de custos no sistema ApuraSUS e novo ciclo de capacitações sobre o Siops em todas as regiões do Brasil. O departamento espera, ainda, ampliar o número de Núcleos de Economia da Saúde (NES) nos municípios. Com estas estruturas organizacionais presentes nas Secretarias de Saúde de estados e municípios, é possível subsidiar gestores de saúde para o melhor uso dos recursos disponíveis, a partir da aplicação do conhecimento e de ferramentas da economia da saúde.

Assista ao vídeo lançado sobre o Desid aqui. 😉

Ainda, faça um tour virtual pelos 20 anos da Economia da Saúde no SUS neste link: https://sus20anos.produtoravirtual.com/

De Priscilla Leonel

Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.