A vez dos Núcleos de Economia da Saúde

Foto de: Ascom Conass

O ano de 2023 foi especial para a Economia da Saúde. Nele, o Ministério da Saúde retomou os diálogos sobre os Núcleos de Economia da Saúde (NES) com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A perspectiva é a de reestruturação dos núcleos nos estados e municípios, e o consequente fortalecimento da agenda pela sustentabilidade do SUS.

Como atores locais de apoio aos gestores de saúde na tomada de decisões, os NES desenvolvem atividades orientadas pelas ferramentas e pelos conhecimentos em Economia da Saúde que colaboram para o uso racional de recursos. Por isso, são prioridade da gestão atual, que apresentará, em 2024, diagnóstico sobre os núcleos já existentes no País para planejar as ações futuras de forma estratégica.

“Precisamos conhecer o cenário de implementação desses núcleos, se estão formalmente instituídos nas secretarias, quais atividades têm sido desenvolvidas no âmbito da economia da saúde, e que instrumentos estão sendo utilizados. Com isso, poderemos identificar desafios e oportunidades e definirmos com mais propriedade o curso das ações que serão adotadas pelo ministério no apoio aos estados e municípios”, afirmou a coordenadora de Ações Estruturantes do Departamento de Economia e Desenvolvimento em Saúde (Desid), Jamyle Grigoletto.

Não para por aí. 2023 reuniu, também, membros do Ministério da Saúde com representantes dos Núcleos de Economia da Saúde (NES) ativos, além de referências da saúde de Estados interessados em criar novos núcleos. 

Na ocasião, participantes dos núcleos apresentaram suas metodologias de trabalho, apontando problemas e potencialidades na gestão dos investimentos em Saúde em suas regiões.

O encontro também fez parte da agenda ministerial de reestruturação, fortalecimento e ampliação dos NES pelo país, que, além de estimular a atuação dos núcleos, quer consolidar sua atuação como parceiro na orientação da gestão estadual e municipal, aprimorando conhecimentos, realizando e apoiando capacitações e trabalhando com olhar específico nas necessidades de cada NES.

De Priscilla Leonel | Desid/Sectics/MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.