20ª Newsletter Economia da Saúde – Seminário IPEA: Questões e Perspectivas Contemporâneas da Seguridade Social no Brasil e Lançamento do Beneficiômetro da Seguridade Social

Questões e Perspectivas Contemporâneas da Seguridade Social no Brasil e Lançamento do Beneficiômetro da Seguridade Social

O evento é promovido pelo Ipea e acontecerá tanto de forma presencial quanto com transmissão online

 Texto: Marina Sousa IPTSP/UFG

No dia 23 de novembro, a partir das 09h, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) promoverá o Seminário de Seguridade Social no Brasil. O evento terá a honra de receber a presidente do Ipea, Luciana Mendes Santos Servo, juntamente com Carlos Henrique Leite Corseuil, diretor de Estudos e Políticas Sociais, e Fabiola Sulpino Vieira, coordenadora de Saúde da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais e líder do projeto Seguridade Social no Brasil. Além das discussões de alto impacto, o evento também marcará o lançamento do inovador Beneficiômetro. Não perca essa oportunidade de participar e contribuir para o aprimoramento da seguridade social em nosso país.

A Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc/Ipea) propôs o projeto “Seguridade Social no Brasil” com o objetivo de promover a discussão sobre a importância, o estado-da-arte, os desafios e propostas para o aperfeiçoamento da seguridade social no país. Como parte desse projeto, foram conduzidos estudos e desenvolvido o Beneficiômetro da Seguridade Social.

O Beneficiômetro representa um avanço significativo ao proporcionar um maior entendimento sobre quais e quantos são os benefícios oferecidos pelo Estado à população por meio da Seguridade Social. Isso é de extrema relevância por três motivos principais.

Primeiramente, a melhora do conhecimento sobre o desenho das ofertas e do arcabouço institucional que sustenta a Seguridade Social permitirá uma avaliação mais precisa dos seus resultados e desafios. Em segundo lugar, a identificação e a mensuração do público beneficiado e das modalidades de ofertas trazem uma perspectiva crucial para a discussão sobre a política fiscal. Isso proporciona uma visão mais equilibrada entre os recursos recolhidos pela sociedade e os benefícios devolvidos por meio de serviços e bens.

Além disso, as mudanças nas conjunturas econômica e social, bem como na organização institucional e política, podem impactar as políticas sociais e a política fiscal. Isso, por sua vez, pode influenciar a oferta de benefícios, podendo fortalecer ou eventualmente prejudicar o nível de proteção social e as condições de vida da população. A produção e disponibilização periódica de indicadores sobre os benefícios da Seguridade Social representam um sistema de alerta para as possíveis implicações de alterações no sistema de proteção social e na situação social do país.

Desenvolvimento do Beneficiômetro:

A responsabilidade pelo desenvolvimento do Beneficiômetro está sob as equipes de Assistência Social, Previdência Social e Saúde da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea (Disoc/Ipea), que selecionaram e calcularam os indicadores disponibilizados. O Beneficiômetro foi inspirado nas ideias do Professor Elias

Antônio Jorge, um grande defensor da Seguridade Social, falecido em 2018. O Professor Elias, como era conhecido, teve um papel relevante na estruturação do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) em 2000 e do Departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde em 2003.

 Serviços:

Data: 23 de novembro de 2023

Horário: das 09h às 17h30

Local: Auditório Anna Peliano, térreo – Ipea Brasília

Para aqueles que não puderem estar presentes pessoalmente, o evento será disponibilizado online. No entanto, é necessário realizar a inscrição AQUI antes de acessar a transmissão.

*Com informações do Ipea

LINK DE REFERÊNCIA: https://ipea.webex.com/webappng/sites/ipea/meeting/register/af837b4e931546df9f111a733e529233?ticket=4832534b00000006917a6444e7cf88a3573f41c7dc880a3b9aecc0e35e9c6ee455519543e75dd9c3&timestamp=1699142550338&RGID=r72cf17f409499bad32fe09c0a5baa677

 

* A Newsletter Economia da Saúde está em sua 20° Edição e é uma parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) com o Ministério da Saúde (MS) por meio do Curso de Especialização em Economia da Saúde da UFG.

 Confira a programação:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.