Os produtos são gratuitos, online e disponíveis a todos os interessados no tema
A Política Informada por Evidências (PIE) visa a incorporar resultados de pesquisas científicas nos debates de políticas e nos processos internos do setor público, a fim de aprimorar a tomada de decisão em saúde. Procurando cada vez mais apoiar o fortalecimento dessa iniciativa, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (Decit/SCTIE/MS), lançou o Curso Introdutório de Políticas Informadas por Evidências e a publicação “Diretriz Metodológica: Síntese de Evidências para Políticas”, no dia 01 de dezembro de 2020. A divulgação ocorreu durante o webinar “Ações Estratégicas e perspectivas na área de Políticas Informadas por Evidências”. As iniciativas são fruto da parceria entre DECIT e Hospital do Coração, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, o Proadi-SUS.
“A missão do Decit é promover a ciência, a tecnologia em saúde e o uso das evidências científicas para subsidiar a tomada de decisão dos gestores. O departamento quer ser reconhecido como um agente transformador do SUS e quer que isso aconteça por meio do conhecimento científico. O lançamento desse curso introdutório de políticas informadas por evidências e das novas diretrizes vão apoiar grandemente o nosso trabalho no âmbito do SUS”, disse o diretor substituto do Decit/SCTIE/MS, Max Nóbrega, na abertura do webinar.
Além do lançamento dos produtos, o webinar abordou quatro temas: a importância da formação de recursos humanos em PIE para aprimoramento das políticas de saúde brasileiras, a necessidade de adaptações metodológicas para promoção do uso de evidências na tomada de decisão, os caminhos para institucionalização do uso de evidências na tomada de decisão e a divulgação de propostas para fortalecer as PIE em saúde. Participaram representantes do HCOR, do Decit/SCTIE/MS, Fiocruz, Instituto Veredas e Bireme/OPAS.
O Curso
O Curso introdutório de PIE, realizado via PROADI-SUS, feito em construção conjunta com o HCOR, objetiva sensibilizar participantes sobre a importância da PIE na área de saúde por meio dos principais conceitos, identificação das potencialidades e métodos. As aulas são online, gratuitas e estão disponíveis para qualquer pessoa interessada no tema, incluindo gestores, profissionais de saúde e pesquisadores. O curso possui carga horária de 8 horas e deve ser realizado de dezembro a março de 2021. Inscreva-se: bit.ly/PIEonline
“O curso é um projeto para apoiar o fortalecimento das políticas informadas por evidência, disseminando como se deve trabalhar com a PIE, considerando realidades de cada região e suas diversidades”, disse Bernadete Weber, Superintendente de Responsabilidade Social na HCor.
A Diretriz Metodológica: Síntese de Evidências para Políticas
Síntese de Evidências para Política é uma iniciativa de integração de evidências científicas para apoiar gestão de políticas de saúde. Por isso, tem como principal objetivo reunir as melhores evidências científicas disponíveis no âmbito global e local e elencar opções para enfrentar problemas de saúde prioritários ao abordar benefícios, danos potenciais, custos, considerações de equidade e opções para implementação, bem como apontar possíveis adaptações a serem realizadas nas perspectivas dos usuários, trabalhadores de saúde, organização dos serviços e sistema de saúde. A Diretriz Metodológica: Síntese de Evidências para Políticas visa apadronizar metodologias para elaboração desse tipo de estudo no país.
“Trata-se da primeira publicação em âmbito governamental na América Latina e Caribe que se propõe reunir diferentes conhecimentos sobre esses métodos e tipo de publicação para políticas, trazendo avanços e ineditismos metodológicos para a área. Trata-se de um guia prático de consulta de pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, usuários ou qualquer outra parte interessada, na linguagem mais simples possível.”, afirma Daniela Fortunato Rêgo, Coordenadora de Evidências e Informações Estratégicas para Gestão em Saúde do Decit/SCTIE/MS.
Além da equipe do HCOR e da equipe da Coordenação de Evidências e Informações Estratégicas para Gestão em Saúde do Departamento de Ciência e Tecnologia, contribuíram para a produção da Diretriz os pesquisadores Airton Tetelbom Stein (UFCSPA), Cássia Baldini Soares (Instituto Joanna Briggs/Centro de Excelência/USP), , Daniela Vianna Pachito (Hospital Sírio-Libanês), Davi Mamblona Marques Romão (Instituto Veredas), Jorge Otávio Maia Barreto (Fiocruz/Brasília), Laura dos Santos Boeira (Instituto Veredas), Mabel Figueiró (Hospital do Coração), Maria Sharmila Sousa (Fiocruz/Brasília), Maritsa Carla de Bortoli (Instituto de Saúde/SP), Nathan Mendes Souza (UFMG), Rachel Riera (UNIFESP/Escola Paulista de Medicina), Sônia Isoyama Venâncio (Instituto de Saúde/SP), Tatiana Yonekura (Hospital do Coração), Tereza Setsuko Toma (Instituto de Saúde/SP) e Vicky Nogueira Pileggi (FMRP/USP).
Confira a diretriz em: link