A BVS Economia da Saúde

A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é uma iniciativa da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME) e representa uma solução para a interligação das fontes de informação geradas pelos paises integrantes da América Latina e do Caribe, por meio de tecnologias e metodologias comuns e descentralizadas para a gestão e operação cooperativa das fontes de informação e conhecimento em saúde. Permite o trabalho convergente entre produtores, intermediários e usuários de informação, organizados em rede acadêmicas, governamentais e de serviços na gestão da saúde.

A adoção do Modelo BVS é a estratégia que o Ministério da Saúde vem adotando para a convergência dos produtores, intermediários e usuários de informação e conhecimento na organização e disseminação das fontes de informação atualizadas e relevantes para o aperfeiçoamento dos processos de decisão em saúde. Assim, esse projeto visa a fortalecer a participação e contribuição das fontes de informação geradas pelo SUS na Rede BVS.

A BVS Economia da Saúde Brasil, é um Portal Nacional de Informação em Economia da Saúde que atua sob a direção do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho do Ministério da Saúde (DESID/SCTIE/MS) com o apoio técnico do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS). É composto por diversas fontes de informação e busca atender as necessidades técnicas-científicas dos profissionais e gestores da área.

Criada em 2005, por meio da articulação do DESID/SCTIE/MS, a BVS Economia da Saúde visa coletar, organizar, indexar, publicar, disseminar e avaliar informação científica e técnica na área de economia da saúde no Brasil para subsidiar os processos de tomada de decisão de profissionais e gestores da saúde; bem como criar elementos que garantam a disseminação da informação para todo cidadão.

O portal esta organizado em áreas de navegação disponibilizadas de forma independentes e integradas ao mesmo tempo, quando possível. As principais fontes de informação da BVS ECOS são:

  • Área de pesquisa: onde se realiza a busca simultânea nas principais fontes de informação por meio da pesquisa livre;
  • Fontes de informação: apresenta uma coleção de fontes organizadas e agrupadas por tipo de informação (bases de dados bibliográficas, sistemas de informação, catálogos, terminologia etc.);
  • Rede BVS: apresenta a rede de instituições que fazem parte da BVS ECOS;
  • Eventos, notícias (Clipping de notícias) e destaques: traz as notícias mais relevantes e os eventos de interesse, com um espaço de destaque para temas importantes.

O desenvolvimento desta BVS é guiado por um conjunto de projetos específicos definidos por um Comitê Consultivo, constituído em 08 de junho de 2006, e posteriormente reforçado em 2009 por meio da Ata de compromisso para o desenvolvimento da Biblioteca Virtual em Economia da Saúde Brasil, durante a realização da III Reunião do Comitê Consultivo da BVS ECOS.

O Comitê Consultivo é composto por instituições governamentais e de pesquisa, e foi formalizado por meio da Portaria Nº 343, de 16 de abril de 2018.

Para mais informação sobre a BVS Economia da Saúde, envie-nos uma mensagem através do formulário de contato.