Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON): análise descritiva de 2013 a 2015
National Program of Support to Cancer Oncology (PRONON): descriptive analysis from 2013 to 2015

Ano de publicação: 2017
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade Federal de Goiás - UFG para obtenção do título de Especialista. Orientador: Reis, Carlos Octávio Ocké

O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), é um programa de incentivo fiscal criado em 2012, onde suas ações ocorrem por meio de projetos aprovados pelo Ministério da Saúde, as quais envolvem a prevenção e o combate ao câncer. A apresentação de projetos é anual, por ciclos, o qual se iniciou em 2013, cujo foco contempla ações e serviços de atenção oncológica em três campos de atuação do programa, este estudo pretende destacar aqueles relacionados ao campo de atuação de prestação de serviços médico-assistenciais. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre projetos aprovados e recursos investidos nos primeiros anos do Programa de 2013 a 2015. A metodologia caracteriza-se por ser um estudo descritivo, transversal, realizado por meio da análise documental, abrangendo leis, decretos e portarias de âmbito nacional, publicadas a partir de 2012, e as bases de dados do Ministério da Saúde. Foram encontrados 22 documentos oficiais, sendo selecionados 10 que se encaixavam nos critérios estabelecidos. Verificou-se que o número de instituições credenciadas ao programa aumentou, o valor de renúncia fiscal diminuiu 86,65%, se cotejados o ciclo 2014 e o ciclo 2015. Nos três anos analisados, 400 projetos foram apresentados ao Ministério da Saúde, 152 foram aprovados dentro do limite orçamentário do programa, destes, 80 projetos entraram em execução baseados nas normativas, sendo 49 (61,25%) do campo de atuação Médico-Assistenciais, os quais representaram um valor transferido às instituições de R$ 132.987.233,86. Ressalta-se que não foi possível obter os dados dos atendimentos realizados no programa, visto que o sistema Oficial de informação, estava sub notificado. Conclui-se que a necessidade de habilitação das instituições é um passo importante o qual demonstra que as ações no âmbito do PRONON devem ser complementares ao Sistema Único de Saúde, assim como a existência de um prazo de execução evidencia a necessidade de avaliação periódica, contudo recomenda-se que sejam criados indicadores de avaliação, a fim de auxiliar no monitoramento por parte do Ministério da Saúde de suas ações. Portanto, neste estudo não foi possível aferir os resultados do PRONON, realizando assim sua análise descritiva, a fim de colaborar com estudos futuros acerca do tema.
The National Cancer Support Program (PRONON) is a fiscal incentive program created in 2012, where its actions take place through projects approved by the Ministry of Health, which involve the prevention and fight against cancer. The presentation of projects is annual, by cycles, which began in 2013, whose focus includes actions and services of cancer care in three fields of action, this study intends to highlight those related to the field of performance of Medical Assistance. The objective of this study is to analyze the relationship between approved projects and resources invested in the first years of the Program from 2013 to 2015. The methodology is characterized by being a descriptive, cross-sectional study carried out through documentary analysis, covering laws, decrees and ordinances of national scope, published since 2012, and the databases of the Ministry of Health. Twenty-two official documents were found, with 10 being selected that fit the established criteria. It was verified that the number of institutions accredited to the program increased, the value of fiscal resignation decreased by 86.65%, if we compare the 2014 cycle and the 2015 cycle. In the three years analyzed, 400 projects were presented to the Ministry of Health, 152 were approved within the budget limit of the program, which 80 projects were implemented based on the regulations, which 49 (61.25%) were Medical Assistants, representing a value transferred to institutions of R$ 132,987,233, 86. It should be noted that it was not possible to obtain the data of the consultations carried out in the program, since the official information system was sub-notified. It is concluded that the need to qualify institutions is an important step which demonstrates that actions under PRONON should be complementary to the Unified Health System, as well as the existence of a period of execution evidences the need for periodic evaluation, however it is recommended that assessment indicators be created in order to assist in the monitoring by the Ministry of Health of its actions. Therefore, in this study it was not possible to gauge the results of PRONON, thus carrying out its descriptive analysis, in order to collaborate with future studies on the subject.

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