Produção de informação de custos para a tomada de decisão no Sistema Único de Saúde: uma questão para a política pública

Ano de publicação: 2017

O objetivo deste texto é o de discutir a relevância da produção e do uso da informação de custos do Sistema Único de Saúde (SUS) como insumo para os processos decisórios sobre o seu financiamento e gestão. Parte-se de análise da literatura técnico-científica sobre o tema para apresentar conceitos e discutir questões metodológicas envolvendo a apuração e a gestão de custos em saúde.

A relevância da informação de custos para o SUS é discutida sob dois aspectos:

o financiamento e a gestão. No que se refere à gestão de custos em saúde, são abordadas duas óticas para o uso da informação, a do gestor, nas três esferas de governo; e a do gerente das unidades de saúde. Apresentam-se experiências internacionais quanto a produção da informação de custos e seu uso na tomada de decisão em saúde para ilustrar algumas possibilidades que podem ser consideradas para o caso brasileiro, bem como experiências nacionais desenvolvidas por hospitais e órgãos do governo federal. Por fim, recomendações para a produção e uso sistemáticos da informação de custos no SUS são apresentadas como reflexões iniciais e subsídios para a formulação de uma política nacional sobre o tema.

Mais relacionados

Queremos sua opinião!

Sua opinião é muito importante!

Conseguiu localizar o que procurava?
Utilizaria a BVS ECOS novamente?
Por que utilizaria ou não? Deixe seu comentário.
Confirme o texto acima

x