Análise do indicador tempo médio de permanência e sua contribuição para um melhor desempenho assistencial em hospitais do Sistema Único de Saúde

Ano de publicação: 2021
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade Federal de Goiás para obtenção do título de Especialista. Orientador: Guimarães, Jane Mary Medeiros

O objetivo desse estudo é analisar o indicador Tempo Médio de Permanência (TMP), seus fatores condicionantes e seu potencial de promover o alcance de melhores resultados na gestão hospitalar.

Métodos:

estudo descritivo utilizando dados secundários de experiências, normas técnicas e definições operacionais sobre o indicador no Brasil e outros países.

Resultados:

no Brasil, 54% de todos os recursos para a saúde são destinados à assistência hospitalar, e 71,5% da população brasileira depende exclusivamente da rede de hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). A identificação e manejo adequado dos fatores que elevam o TMP torna-se de grande relevância para que hospitais possam disponibilizar maiores ofertas de leitos, principalmente se condicionados às melhores práticas de qualidade e transparência que caracterizam a Governança Clínica. A permanência prolongada de pacientes internados aumenta os riscos de eventos adversos e pode expor pacientes a morbidades e maior mortalidade. Estratégias que identifiquem fatores que elevem o TMP devem ser tratados de forma individual e sistêmica, a depender do caráter institucional a que pertence o hospital, e todas as experiências apontam para benefícios para todos os que fazem parte dessa cadeia.

Conclusão:

o adequado gerenciamento do TMP pode significar melhor eficiência assistencial, aumentando a rotatividade de leitos, e fazendo com que mais pacientes possam se beneficiar do acesso a um leito hospitalar para a resolução de seus problemas de saúde que não podem ser resolvidos em outro ambiente, tornando-se uma valiosa ferramenta para promoção de acessibilidade e justiça social. (AU)

Mais relacionados

Queremos sua opinião!

Sua opinião é muito importante!

Conseguiu localizar o que procurava?
Utilizaria a BVS ECOS novamente?
Por que utilizaria ou não? Deixe seu comentário.
Confirme o texto acima

x