Análise dos custos de atendimento à criança com Síndrome Congênita do Zika Vírus: um estudo de caso em um Centro Especializado de Referência

Ano de publicação: 2020
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade de Pernambuco para obtenção do título de Mestre. Orientador: Ramos, Francisco de Sousa

Uma epidemia de microcefalia associada ao Zika vírus emergiu em 2015 como uma tragédia sanitária e humanitária no Brasil e foi declarada Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional. Pernambuco, por ter apresentado o maior número de casos, foi o epicentro da epidemia, muito em virtude de ter sido a porta de entrada do vírus e por apresentar as condições socioeconômicas favoráveis à propagação da doença (péssimas condições de habitação e de saneamento básico). Unidades especializadas foram criadas especificamente para o atendimento das crianças vitimadas. Essas unidades, uma vez que não planejadas, geraram, consequentemente, novos custos e despesas também não planejados. Objetivou estimar os custos do atendimento à criança com Microcefalia relacionada ao Zika Vírus em um Centro Especializado na cidade do Recife, comparando-os com os valores repassados pelo SUS e com o que é preconizado como ideal pelo Ministério da Saúde. Tratou-se de estudo de caso, com caráter descritivo, de natureza quantitativa. Tratou-se de análise retrospectiva com dados referentes ao ano de 2016. A pesquisa foi realizada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), na Cidade de Recife - PE. A apuração dos custos ocorreu através do método de custeio por absorção, onde os custos diretos e indiretos foram apropriados aos objetos de custeio vinculados ao centro de custeio produtivo do NDI. Os dados foram coletados por meio de informações secundárias e agrupados em planilhas do programa Microsoft Excel. Os custos diretos totalizaram R$ 625.169,00, e os indiretos R$ 247.637,00, perfazendo um custo total de R$ 872.806,00. O custo do atendimento individual foi estimado em R$ 493,00; enquanto que o valor pago pelo SUS foi de R$ 50,00 por criança. Concluímos que os valores repassados pelo SUS não cobrem os custos dos atendimentos, resultando, ao nosso ver, na necessidade de reajustes desses valores; na necessidade de aporte financeiro por parte da prefeitura do Recife para poder garantir a continuidade da oferta do serviço; e a necessidade de uma gestão eficiente e eficaz dos recursos disponíveis, uma vez que são insuficientes. Quanto à composição da equipe multiprofissional do NDI, ao ser comparada com a composição proposta pelo Ministério da Saúde, apresentou-se abaixo do ideal, fato que pode resultar numa menor eficácia do atendimento. Epidemias como a do Zika Vírus ocorrem, sobretudo, em virtude de determinantes sociais. O investimento adequado nessas áreas está diretamente ligado à melhoria das condições de saúde das populações mais vulneráveis, o que tem impacto direto no custeio dos serviços de saúde pública. A temática dos custos em saúde pública no Brasil ainda é incipiente, sendo necessárias novas pesquisas sobre o tema, o que pode possibilitar mais eficiência e eficácia na gestão e no fornecimento desses serviços.
An epidemic of microcephaly associated with the Zika virus emerged in 2015 as a health and humanitarian tragedy in Brazil and was declared a Public Health Emergency of International Importance. Pernambuco, for having presented the largest number of cases, was the epicenter of the epidemic, much due to having been the gateway to the virus and for presenting the socioeconomic conditions favorable to the spread of the disease (poor housing conditions and basic sanitation). Specialized units were created specifically for the care of victimized children. These units, since they were unplanned, consequently generated new costs and expenses also unplanned. Aimed at estimating service costs of attending children with Zika Virus related Microcephaly in a Specialized Center in the city of Recife, comparing them with the values provided by SUS and what is recommended as ideal by Ministry of Health. This is a case study, with a descriptive character, of a quantitative nature. It was a retrospective analysis with data referring to the year 2016. The research was carried out at Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), in the city of Recife - PE. The costs were determined using the absorption costing method, where direct and indirect costs were settled to costing objects linked to the NDI production cost center. The data was collected using secondary information and grouped in Microsoft Excel spreadsheets. Direct costs totaled R$ 625,169.00, and indirect costs R$ 247,637.00, for a total cost of R$ 872,806.00. The cost of individual care was estimated at R$ 493.00, while the amount paid by SUS was R$ 50.00 per child. It was possible to conclude that the amounts passed on by SUS do not cover the costs of the services, resulting, in our opinion, in the need for readjustments of these amounts; the need for financial contribution by the government of Recife City to be able to guarantee the continuity of the service offer; and the need for efficient and effective management of available resources, since they are insufficient. As for the composition of the multiprofessional NDI team, when compared to the composition proposed by Ministry of Health, it was below ideal, a fact that may result in less effective care. Epidemics such as Zika Virus occur mainly because of social determinants. Adequate investment in these areas is directly linked to improving the health conditions of the most vulnerable populations, which has a direct impact on the cost of public health services. The issue of public health costs in Brazil is still incipient, and new research is needed on the subject, which may enable more efficiency and effectiveness in the management and provision of these services.

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