Análise da eficiência dos centros de especialidades odontológicas do Estado de Pernambuco

Ano de publicação: 2018
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade de Pernambuco para obtenção do título de Mestre. Orientador: Vaz, Paulo Henrique Pereira de Meneses

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são a linha de ação de maior visibilidade do Programa Brasil Sorridente, instituído em 2004, servindo como unidade de referência de procedimentos especializados para as equipes de saúde bucal da atenção básica. Assim, em um contexto de escassez de recursos públicos, a avaliação de eficiência de serviços de saúde torna-se importante para a produção de bons resultados. A presente pesquisa trata-se de estudo descritivo, transversal de natureza quantitativa com uso de dados secundários do Sistema de Informação Ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS) e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e tem como objetivo principal analisar o nível de eficiência dos CEO do Estado de Pernambuco mediante a metodologia de Análise Envoltória de Dados (DEA), do ano de 2014 a 2016. Ao utilizar o modelo de escala de retornos variáveis observou-se que 17,39% dos CEO mostraram-se eficientes quando a análise da eficiência considerava como variáveis apenas as especialidades de endodontia, periodontia e cirurgia oral. Nesta análise 33,33% dos CEO conseguiram trabalhar com mais de 75% da eficiência máxima e 28,98% com menos de 30% da eficiência. Ao considerar as três especialidades anteriores, pacientes especiais e clínico geral, a eficiência dos CEO aumentou para 46,37%. Nesse sentido observa-se que o CEO se fez eficiente ao nível de maximização quando se considera a produção de procedimentos básicos, realizado por cirurgião dentista especialista em pacientes especiais e clínicos gerais. A maioria dos CEO não cumpriu as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, mas produziram grande quantidade de procedimentos básicos que não são competência da Atenção Secundária. Através desse estudo, pode-se inferir que a presença de clínico geral nas unidades pode levar a uma diminuição do tempo de trabalho de outras especialidades, já que o gestor pode estar dando preferência em contratar clínico geral no lugar especialistas. Levando, assim, os CEO a apresentarem ineficiência no fornecimento de atendimento de média complexidade à população.
Centers of Dental Specialties (CEO) are the main strategy of the Brazilian National Oral Health Policy – Smiling Brazil Program, established in 2004, to provide specialized dental care for the population. Thus, in a context of scarce public resources, the evaluation of health services efficiency becomes important for their improvement. This research is a descriptive, cross-sectional study of a quantitative nature using secondary data from the Outpatient Information System of the Unified Health System (SIA-SUS) and National Register of Health Establishments (CNES). This study aimed to analyze the level of efficiency of CEO of the State of Pernambuco using the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology, from 2014 to 2016. Using the variable returns to scale model, it was observed that 17.39% were efficient when the efficiency analysis considered only the specialties of endodontic, periodontic and oral surgery as variables. In this analysis 33.33% of the CEO managed to work with more than 75% of the maximum efficiency and 28.98% with less than 30% of efficiency. Considering the three previous specialties, plus special patients procedures and general practitioner, the efficiency of CEO increased to 46.37%. Therefore, it can be observed that the CEO became efficient at the level of maximization when considering the production of basic procedures performed by a dentist specialized in special patients procedures and general practitioners. Most CEO did not reached the performance goals set by the Ministry of Health, but produced a large number of basic procedures that are not the competence of Secondary Care. Through this study, it can be inferred that the presence of general practitioner in the units can lead to a decrease in the working time of other specialties, since the manager may be giving preference in hiring general practitioners in the place specialists. Thus leading CEOs to present inefficiency in providing medium complexity service to the population.

Mais relacionados

Queremos sua opinião!

Sua opinião é muito importante!

Conseguiu localizar o que procurava?
Utilizaria a BVS ECOS novamente?
Por que utilizaria ou não? Deixe seu comentário.
Confirme o texto acima

x