Avaliação dos gastos na aquisição de medicamentos da atenção básica da cidade do Recife (2011-2015)
Evaluation of expenditures on the acquisition of attention medications city ​​of Recife (2011-2015)

Ano de publicação: 2018
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade Federal de Pernambuco para obtenção do título de Mestre. Orientador: Pitta, Maira Galdino da Rocha

Os recursos envolvidos com medicamentos são uns dos principais responsáveis pelo gasto em saúde. Por isso, garantir o acesso a essa tecnologia é um desafio devido à fragilidade financeira dos sistemas de saúde. Esse estudo teve por objetivo avaliar os gastos com medicamentos adquiridos na atenção básica do Recife no período de 2011 a 2015. Tratou-se de um estudo quantitativo, de natureza descritiva, retrospectiva e transversal com componente longitudinal dos gastos com medicamentos utilizando base de dados secundários. Observou-se o gasto total com medicamentos da atenção básica, corrigido a valores de 2015, correlacionando com as variáveis: número de unidades de saúde básicas, número de apresentações farmacêuticas, número de médicos da atenção básica, número de consultas médicas, número de equipes de saúde da família, taxa de cobertura populacional da atenção básica e população estimada. Utilizou-se a regressão linear múltipla pelo método dos mínimos quadrados ordinários. Os medicamentos foram classificados segundo o método ABC. Verificou-se uma oscilação nos gastos com medicamentos. O programa Clínico Geral responde pela maior parcela dos gastos (24,88%), seguido de Saúde Mental (17,18%), Cardiovascular (16,29%), Asma⁄Rinite (13,30%) e Climatério (10,88%). A associação das variáveis número de apresentações farmacêuticas + número de médicos tiveram significância estatística (p<0,01 e r2=0,992) na composição dos gastos. A curva ABC aponta que 11,4% dos itens representam 51% dos gastos totais; 20,3% dos itens compreendem 29% dos gastos e 68,3% dos itens comprometem 20% dos gastos totais. Verificou-se o não cumprimento dos repasses financeiros pactuados, bem como um gasto percapta ⁄ ano inferior ao valor estabelecido pela portaria em vigência. Diante desse cenário onde os recursos financeiros não são repassados conforme as pactuações é primordial uma gestão da assistência farmacêutica eficiente, não só pela otimização dos escassos recursos, mas principalmente para garantia de sua totalidade.
The resources involving medicines are the ones responsibles for the most significant health expenses. That is the reason why providing access to this technology represents a challenge due to the financial fragility of health systems. This study aims to evaluate the expenses with medicines bought in the primary health care in Recife between 2011 and 2015. It was a quantitative study, of descriptive nature, retrospective and transversal with longitudinal component of the costs with medicines using a secondary database. The total cost of primary health care drugs was observed, corrected to 2015 values, correlated with the variables: number of primary health care units, number of pharmaceutical forms, number of doctors of primary health care, number of medical consultations, number of family health care teams, population coverage rate of primary health care, and estimated population. The multiple linear regression through the minimum ordinary squares method was used. The drugs were classified according to the ABC method. There was an oscillation in drug spending. The General Practitioner program accounts for the largest portion of the expenditures (24.88%), followed by Mental Health (17.18%), Cardiovascular (16.29%), Asthma / Rhinitis (13.30%) and Climacteric (10.88%). The association of the variables number of pharmaceutical forms plus number of physicians had the statistical significance (p <0.01 and r2= 0.992) in the composition of the expenses. The ABC curve shows that 11.4% of the items represent 51% of total costs; 20.3% of the items comprise 29% of the expenses and 68.3% of the items engage 20% of the total expenses. Non-compliance with the financial transfers agreed upon was observed, as well as a per capita / year expense lower than the amount established by the current ordinance. Facing this scenario where financial resources are not passed on according to agreements it is essential to manage efficient pharmaceutical assistance, not only by optimizing scarce resources, but mainly to ensure their totality.

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