Inovação na gestão hospitalar: análise dos resultados de eficiência de um hospital português integrado em uma unidade local de saúde
Innovation in hospital management: analysis of efficiency results of an portuguese hospital in a local health unit

J. bras. econ. saúde (Impr.); 10 (3), 2018
Ano de publicação: 2018

Objetivo:

Verificar se a alteração do formato jurídico do hospital Amato Lusitano e a simultânea integração com a atenção primária gerou melhoria dos resultados de eficiência em seus serviços clínicos.

Metodologia:

Para avaliar os resultados de eficiência, utilizou-se à técnica da análise envoltória de dados, considerando como insumos os custos e como resultados a produção registrada de cada serviço clínico ao longo de um período de 15 anos. Os dados de custo e produção foram obtidos através do Gabinete de Apoio à Gestão e do Gabinete de Contabilidade do hospital. A amostra incluiu todos os serviços clínicos de internação, imagem e patologia clínica.

Resultados:

A mudança da gestão pública para a condição corporativa resultou em melhoria nos resultados de eficiência em 16 dos 17 serviços analisados apresentando um aumento médio de 19,0%.

Conclusões:

A adoção da gestão empresarial e do modelo de unidade de saúde local tem sido benéfica para o desempenho dos serviços clínicos, com melhoria geral nos resultados de eficiência técnica.

Objective:

Verify that the change of the legal form of the Amato Lusitano Hospital and the simultaneous integration with primary care led to improved results in efficiency in their clinical services.

Methodology:

For evaluate the efficiency results, we used the technique of data envelopment analysis, considering as inputs the costs and as results the recorded production of each clinical service over a period of 15 years. Cost and production data were obtained through the Office of Management Support and the Accounting Office of the hospital. The sample included all clinical inpatient services, imagiology and clinical pathology.

Results:

The change of public management for corporate condition resulted in improvement in efficiency results, with 16 of the 17 services analyzed with an average increase of 19.0%.

Conclusions:

The adoption of business management and the local health unit model has been beneficial to the performance of clinical services, overall improvement in technical efficiency results.

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