Redução de custos hospitalares após implementação de ferramentas informatizadas na logística de um serviço de farmácia hospitalar Hospital
Hospital costs reduction after implementation of informatized tools in the logistics of a hospital pharmacy service

J. bras. econ. saúde (Impr.); 14 (3), 2022
Ano de publicação: 2022

A farmácia hospitalar é atualmente uma unidade hospitalar que tem, entre outros objetivos, garantir o uso seguro e racional dos medicamentos e atender às demandas dos pacientes hospitalizados; para tanto, deve possuir um sistema eficiente de informações e dispor de um sistema de controle e acompanhamento de custos. As diversas inovações tecnológicas na informação e controle de dados aplicados aos serviços de saúde trazem agilidade no processo, maior segurança para os pacientes e melhor gerenciamento no processo logístico, reduzindo custos como aqueles associados à expiração da validade de produtos. Nessa perspectiva de análise de custo, o presente trabalho avalia os impactos que um processo de informatização da rastreabilidade e o uso de ferramentas informatizadas proporcionaram a um serviço de farmácia hospitalar, com o objetivo de descrever os impactos financeiros após a implementação dessas ferramentas. Realizamos um estudo observacional, longitudinal e retrospectivo a partir de dados financeiros relacionados a perdas por expiração de validade de medicamentos e produtos para a saúde e de compras emergenciais desses insumos em um período de seis anos. Os dados foram coletados em dezembro de 2021 referentes aos anos de 2015 a 2020 a partir de relatórios extraídos do Smart (Pixeon). Observamos que os custos com perdas por expiração de validade dos produtos para a saúde caíram substancialmente em 2019, com o menor custo em 2020, correspondendo a uma redução média de 47,9% nesses dois últimos anos em relação à média dos quatro anos anteriores. Também houve redução média de 70% nos custos com compras emergenciais ao longo desse período. Assim, quando avaliamos esses resultados, percebe-se que a informatização da rastreabilidade e o uso de ferramentas informatizadas para suporte no processo de trabalho logístico permitem contribuir significativamente para reduzir custos hospitalares.
The hospital pharmacy is currently a hospital unit that has, among other objectives, to guarantee the safe and rational use of drugs and to provide for the demands of inpatients; for such, it must have an efficient information system and have a cost control and monitoring system. The various technological innovations in information and data control applied to health services bring agility to the process, greater security for patients, and better management in the logistics process, reducing costs such as those associated with the expiration of product shelf life. In this perspective of cost analysis, the present study evaluates the impacts that a traceability informatization process and the use of informatized tools provided to a hospital pharmacy service with the objective of describing the financial impacts after the implementation of the process. We conducted an observational, longitudinal and retrospective study from financial data related to expiration losses of medicines and health products and emergency supplies purchases over a six-year period. The data was collected in December 2021 for the years 2015 to 2020 from reports extracted from Smart (Pixeon). We note that health product expiration loss costs fell substantially in 2019, with the lowest cost in 2020, corresponding to an average reduction of 47.9% in these last two years from the previous four-year average. There has also been an almost 70% reduction in emergency purchasing costs over this period. Thus, when we evaluate these results, it can be seen that the informatization of traceability and the use of informatized tools to support the logistical work process can contribute significantly to reducing hospital costs.

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