Dimensão socioeconômica da saúde no Estado de São Paulo
Socioeconomic dimension of health in the state of São Paulo

Planej. polít. públicas; (53), 2019
Ano de publicação: 2019

Este trabalho tem por objetivo geral investigar os fatores de influência dos status de saúde no grupo de 645 municípios do estado de São Paulo. Nesse contexto, foram desenvolvidas duas medidas amplas de saúde, com variáveis independentes que abarcam três eixos fundamentais: saúde, saneamento e condições socioeconômicas, além de duas dummies. As variáveis respostas usadas nos modelos foram taxa de mortalidade infantil (TMI) e esperança de vida. Adotou-se como metodologia o modelo de regressão exponencial múltipla (log-log), com dados do tipo cross-section. Escolheu-se como ano 2010, e usaram-se como fontes o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil de 2013,2 a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos (Seade) e o Ministério da Saúde (MS). Embasado nas regressões, é possível afirmar que três coeficientes se apresentaram com suporte estatístico nos dois modelos, são estes: médicos por 1 mil habitantes; renda per capita; e taxa de analfabetismo, além da dummy município com índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) médio/baixo, que consiste em fator de piora para os status.
The objective of this study is to investigate the influence factors of health status without a group of 645 municipalities in the state of São Paulo. In this context, two broad health measures were developed with independent variables that cover three fundamental axes: health, sanitation and socioeconomic conditions, as well as two dummies. As variables, we use the models of infant and child mortality models. It was adopted as methodology or model of multiple exponential regression (log-log) with cross-section type data. The year chosen for 2010 and as sources used The Atlas of Human Development in Brazil 2013, SEADE Foundation and Ministry of Health. Based on the regsões and possible patients with three models, they are: 'doctors per thousand inhabitants', 'income per capita' and 'illiteracy rate', in addition to the dummy 'municipality with medium / low HDI', which is a factor for worsening status.
El presente trabajo tiene por objetivo general investigar los factores de influencia del status de salud sin grupo de 645 municipios del estado de São Paulo. En este contexto, se desarrollaron dos medidas amplias de salud con variables independientes que abarcan tres ejes fundamentales: salud, saneamiento y condiciones socioeconómicas, además de dos dummies. Como variables, recurrimos en los modelos de los modelos de mortalidad infantil 'y' 'de vida'. Se adoptó como metodología o modelo de regresión exponencial múltiple (log-log) con datos del tipo cross-section. El año elegido para 2010 y como fuentes utilizadas El Atlas del Desarrollo Humano en Brasil 2013, Fundación SEADE y Ministerio de Salud. Embasado en las regiones y posibles pacientes con tres modelos, son ellos: 'médicos por mil habitantes', 'renta per capita' y "tasa de analfabetismo", además del dummy "municipio con IDHM medio / bajo", que consiste en un factor de empeoramiento para el status
fre|L'objectif de cette étude est d'étudier les facteurs d'influence de l'état de santé sans un groupe de 645 municipalités dans l'État de São Paulo. Dans ce contexte, deux grandes mesures de santé ont été développées avec des variables indépendantes qui couvrent trois axes fondamentaux: la santé, l'assainissement et les conditions socio-économiques, ainsi que deux variables factices. En tant que variables, nous utilisons les modèles de modèles de mortalité infantile et juvénile. Il a été adopté comme méthodologie ou modèle de régression exponentielle multiple (log-log) avec des données de type transversal. L'année choisie pour 2010 et les sources utilisées L'Atlas du développement humain au Brésil 2013, la Fondation SEADE et le Ministère de la Santé Sur la base des registres et des patients possibles avec trois modèles, ils sont: «médecins pour mille habitants¼, «revenu par habitant¼ et le «taux 'analphabétisme¼, en plus de la «municipalité avec un IDH moyen / faible¼, qui est un facteur d'aggravation du statut.

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