Aplicação do método de custeio baseado em atividade e tempo (TDABC) em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI)
The application of time-driven activity-based costing in an Elderly People Institution

J. bras. econ. saúde (Impr.); 12 (1), 2020
Ano de publicação: 2020

Objetivos:

O envelhecimento da população brasileira é caracterizado por ser um processo progressivo e crescente. A necessidade de gerenciamento econômico robusto dos serviços disponibilizados à saúde do idoso torna-se imprescindível. O objetivo deste estudo foi avaliar a estrutura de gestão de custos de uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI).

Métodos:

As orientações para a aplicação do método de custeio baseado em atividade e tempo (TDABC) foram utilizadas como método de análise de custos. Os dados dos anos de 2018 e 2019 foram considerados para formar as análises e viabilizar a compreensão dos diferentes graus de consumo de recursos, durante o ciclo de cuidados da ILPI.

Resultados:

A aplicação da metodologia estimou o custo unitário de cada residente considerando o seu grau de dependência devido a sua condição clínica. Pôde-se identificar pontos de melhorias gerenciais, com ênfase na revisão da alocação das capacidades de hospedagem.

Conclusões:

O TDABC, como uma metodologia de fácil aplicação para estruturação dos custos relacionados a cada paciente, traz resultados oportunos para a melhor gestão e otimização de recursos em organizações de saúde. Sugere-se para trabalhos futuros a aplicação de um estudo de precificação dos serviços da ILPI, de modo que essa possa pautar os valores de mensalidades cobradas em bases mais sólidas.

Objectives:

The need for a robust management of services focus on the elderly health becomes essential. The objective of this study was to evaluate the costs structure of an Elderly Long Term Care Institution (ILPI).

Methods:

The literature orientations for the application of the time-driven activity-based costing (TDABC) were used as a cost analysis method. Data from 2018 and 2019 were considered to form the analyzes and enable the understanding of the different degrees of resource consumption during the LTCI care cycle.

Results:

The application of the methodology estimated the unit cost of each resident considering their degree of dependence due to their clinical condition. Management improvement points could be identified, with emphasis on the review of hosting capacity allocation.

Conclusions:

TDABC as an easily applied methodology that brings timely results for better resource management and optimization in healthcare organizations. It is suggested for future researches the application of a pricing study of the services of ILPI, so that it can guide the monthly fees charged on a better substantiated basis.

Mais relacionados

Queremos sua opinião!

Sua opinião é muito importante!

Conseguiu localizar o que procurava?
Utilizaria a BVS ECOS novamente?
Por que utilizaria ou não? Deixe seu comentário.
Confirme o texto acima

x