Mudanças no Financiamento do SUS é tema de novo curso da UNA-SUS/UFMA

Compreender o modelo de financiamento do SUS, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, os componentes orçamentários e os investimentos nessa linha de atenção, bem como a transferência e gestão de recursos federais no âmbito das políticas públicas. Esse é o objetivo central do curso Mudanças no Financiamento do SUS. As matrículas estão abertas e podem ser realizadas até o dia 4 de janeiro de 2022, pelo link.

Com carga horária de 45 horas, a capacitação é ofertada na modalidade a distância, autoinstrucional, gratuita e com início imediato. O público-alvo são secretários (as) municipais e estaduais de saúde, coordenadores (as) de áreas técnicas e profissionais de nível superior envolvidos no processo de tomada de decisão em saúde.

O curso é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo de SAITE (CNPq/UFMA).

A oferta aborda a gestão de recursos públicos de saúde, com destaque para a atenção básica, e explora, entre outras temáticas, conceitos básicos sobre financiamento. Entre os temas, estão: responsabilidades dos entes federados acerca do financiamento; aspectos do novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde; ações e serviços públicos de saúde; lei nº 141/2012; sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS); instrumentos do planejamento orçamentário do governo; transferência e gestão de recursos federais; atenção Primária à Saúde; financiamento da APS; previne Brasil.

CERTIFICAÇÃO

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também, deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras) e disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, sendo eles: e-books, PDF e infográfico.

O curso faz parte do programa Gestão em Saúde, que possui três cursos de cargas horárias independentes. O aluno poderá realizar todos os cursos e obter o certificado com carga horária total de 135 horas.

ORGANIZAÇÃO DO SUS

A capacitação foi o primeiro lançamento do programa Gestão em Saúde e aborda os processos organizacionais do SUS, cuja coordenação consiste na mobilização e gerência de profissionais, recursos, estratégias e processos de trabalho. O curso apresenta os seguintes temas: Estruturação e Configuração do SUS e Gestão em saúde no SUS: tomada de decisão e processo de planejamento.

Carga-horária: 45h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS

A capacitação apresenta alguns aspectos fundamentais para entender como a APS é estruturada e a relação dessa linha de atenção com os demais pontos de assistência. Aborda ainda os componentes da Rede de Atenção à Saúde (RAS). Desse modo, o curso é dividido pelos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde: construção e organização; Rede de Atenção à Saúde: trajetória histórica, conceitos e elementos de constituição da rede.

Carga-horária: 45h

Para se matricular e acessar o curso, clique aqui.

Para saber mais sobre essas e outras ofertas UNA-SUS, acesse: www.unasus.gov.br/cursos.

 

Fonte: https://www.conasems.org.br/mudancas-no-financiamento-do-sus-e-tema-de-novo-curso-da-una-sus-ufma/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.