35 pessoas já morreram de meningite em 2019 no Maranhão, revela SES

Segundo a SES, foram 109 casos da doença no estado este ano; a última morte ocorreu segunda-feira, 16, na UPA do Bacanga, em São Luís

 

 

São Luís – Em 2019, de janeiro até segunda-feira, 16, já foram registrados 109 casos confirmados de meningite no Maranhão, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desse total, ocorreram 35 óbitos. A última situação com morte aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bacanga, em São Luís. A SES informou que a família do paciente será acompanhada por profissionais especializados no tratamento da doença.

Conforme a secretaria, o levantamento epidemiológico é realizado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que confirmou os 109 casos, com registro de 35 óbitos. Dentre as situações totais da doença no Maranhão neste ano, 21 foram da meningite meningocócica, com 8 mortes; 23 foram de meningite viral, com 1 morte; e 65 foram de outras etiologias (estudo das causas e fatores de uma enfermidade), com 26 mortes.

Em nota, a SES diz que, o paciente que morreu na madrugada de segunda-feira, 16, estava sendo assistido pela equipe multidisciplinar da UPA do Bacanga. Além da família, também serão acompanhadas demais pessoas que tiveram contato com a vítima, cujo nome e idade não foram revelados. Esse acompanhamento será feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de acordo com informações do órgão do Governo do Estado.

Ainda segundo a SES, essas pessoas receberão a medicação para a quimioprofilaxia (aplicação de meios tendentes a evitar as doenças ou a sua propagação), seguindo protocolo do Ministério da Saúde. “Por fim, a secretaria informa que mantém contato constante com as Coordenações de Vigilância Epidemiológica dos Municípios e Unidades Regionais de Saúde para o acompanhamento de registro de casos de doenças transmissíveis, estando atenta às notificações, apoiando e executando ações de prevenção e controle, como neste caso, atuando junto com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís”, afirmou a Secretaria de Saúde.

Meningite

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. O risco de contrair a doença é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano. No entanto, pode acontecer em qualquer idade.

A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação. No Brasil, a doença é considerada endêmica. Diversos casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A incidência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno. A das virais é mais frequente na primavera-verão.

Na meningite bacteriana, geralmente, a transmissão é de pessoa a pessoa, por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções das vias aéreas superiores (do nariz e da garganta). Já na meningite viral a transmissão é fecal-oral.

Números em 2019:

  • Casos confirmados: 119
  • Mortes: 35

 

Fonte: https://imirante.com/oestadoma/noticias/2019/12/18/35-pessoas-ja-morreram-de-meningite-no-maranhao-em-2019/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.